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Plano de aula - Fazendo a Festa

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre planejar a medida de cisternas para armazenamento de água.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dariel Barbosa de Melo Jr

 

Objetivos select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a medida de cisternas para armazenamento de água.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de uma piscina de formato paralelepípedo, fazendo as conversões de unidades e dividir pelo volume de cubos de 4 cm de aresta.

Propósito: Realizar as conversões de unidades para o cálculo de volume de paralelepípedo e cubo.

Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Quais as unidades de medida mais adequadas à realização do exercício?

Materiais complementares para impressão:

Atividade aquecimento

Resolução Aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

  • Apresentação de informação sobre consumo per capita de água.
  • Informar aos alunos que consumo per capita significa consumo por pessoa.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenções

Onde mais se consome água no Brasil

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

O assunto do primeiro slide é sobre a construção de cisternas para armazenamento de água em um bairro da cidade fictícia de Verdes Mares, com população de 18000 habitantes. Professor, pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma Cisterna, para melhor orientá-los acesse o material completo.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o consumo de água do bairro?
  • O que é um cisterna?

Propósito:

  • Efetuar o cálculo do consumo de água do bairro.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

  • A atividade já responde aos alunos a quantidade necessária de cisternas. É interessante que o professor apresente esse cálculo aos alunos.
  • Após compreender a forma com que se chegou ao resultado de 100 cisternas, os alunos irão realizar a atividade inversa, determinando a medida da altura da cisterna para o número de 75 instalações.

Discuta com a Turma:

  • Como determinar a quantidade de 100 cisternas?
  • A mudança da altura das cisternas determina de que forma a quantidade de instalações?

Propósito:

  • Realizar as conversões de unidades.
  • Determinar o volume de paralelepípedos e cubos.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Painel de soluções. select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume. Enfatizando que 1 m³ representam 1000 litros.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar a conversão de litros em cm³, de forma a efetuar o cálculo da quantidade de copos por garrafa.
  • Após determinar a quantidade de copos por garrafa, os alunos poderão determinar a quantidade a ser consumida e o valor que será gasto.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • A atividade apresenta a capacidade do copo como cm³, qual outra forma de apresentar?
  • A capacidade da garrafa é apresentada como litros, qual a outra forma de ser representado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Planejar a medida de cisternas para armazenamento de água.




Conceito-chave

Medidas de volume e capacidade.





Recursos necessários

  • Calculadora (caso o professor julgue necessário)
  • Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de uma piscina de formato paralelepípedo, fazendo as conversões de unidades e dividir pelo volume de cubos de 4 cm de aresta.

Propósito: Realizar as conversões de unidades para o cálculo de volume de paralelepípedo e cubo.

Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Quais as unidades de medida mais adequadas à realização do exercício?

Materiais complementares para impressão:

Atividade aquecimento

Resolução Aquecimento

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

  • Apresentação de informação sobre consumo per capita de água.
  • Informar aos alunos que consumo per capita significa consumo por pessoa.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenções

Onde mais se consome água no Brasil

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

O assunto do primeiro slide é sobre a construção de cisternas para armazenamento de água em um bairro da cidade fictícia de Verdes Mares, com população de 18000 habitantes. Professor, pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma Cisterna, para melhor orientá-los acesse o material completo.

Discuta com a Turma:

  • Qual é o consumo de água do bairro?
  • O que é um cisterna?

Propósito:

  • Efetuar o cálculo do consumo de água do bairro.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).

Orientação:

  • A atividade já responde aos alunos a quantidade necessária de cisternas. É interessante que o professor apresente esse cálculo aos alunos.
  • Após compreender a forma com que se chegou ao resultado de 100 cisternas, os alunos irão realizar a atividade inversa, determinando a medida da altura da cisterna para o número de 75 instalações.

Discuta com a Turma:

  • Como determinar a quantidade de 100 cisternas?
  • A mudança da altura das cisternas determina de que forma a quantidade de instalações?

Propósito:

  • Realizar as conversões de unidades.
  • Determinar o volume de paralelepípedos e cubos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre dm³ e m³ ?
  • Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.

Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume. Enfatizando que 1 m³ representam 1000 litros.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem realizar a conversão de litros em cm³, de forma a efetuar o cálculo da quantidade de copos por garrafa.
  • Após determinar a quantidade de copos por garrafa, os alunos poderão determinar a quantidade a ser consumida e o valor que será gasto.

Propósito:

Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.

Discuta com a turma:

  • A atividade apresenta a capacidade do copo como cm³, qual outra forma de apresentar?
  • A capacidade da garrafa é apresentada como litros, qual a outra forma de ser representado?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

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