Objetivos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a medida de cisternas para armazenamento de água.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de uma piscina de formato paralelepípedo, fazendo as conversões de unidades e dividir pelo volume de cubos de 4 cm de aresta.
Propósito: Realizar as conversões de unidades para o cálculo de volume de paralelepípedo e cubo.
Discuta: Quais as possíveis soluções para a atividade? Quais as unidades de medida mais adequadas à realização do exercício?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).
Orientação:
- Apresentação de informação sobre consumo per capita de água.
- Informar aos alunos que consumo per capita significa consumo por pessoa.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).
Orientação:
O assunto do primeiro slide é sobre a construção de cisternas para armazenamento de água em um bairro da cidade fictícia de Verdes Mares, com população de 18000 habitantes. Professor, pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma Cisterna, para melhor orientá-los acesse o material completo.
Discuta com a Turma:
- Qual é o consumo de água do bairro?
- O que é um cisterna?
Propósito:
- Efetuar o cálculo do consumo de água do bairro.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides de 4 à 6).
Orientação:
- A atividade já responde aos alunos a quantidade necessária de cisternas. É interessante que o professor apresente esse cálculo aos alunos.
- Após compreender a forma com que se chegou ao resultado de 100 cisternas, os alunos irão realizar a atividade inversa, determinando a medida da altura da cisterna para o número de 75 instalações.
Discuta com a Turma:
- Como determinar a quantidade de 100 cisternas?
- A mudança da altura das cisternas determina de que forma a quantidade de instalações?
Propósito:
- Realizar as conversões de unidades.
- Determinar o volume de paralelepípedos e cubos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre dm³ e m³ ?
- Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Painel de soluções.
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre dm³ e m³ ?
- Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre dm³ e m³ ?
- Qual a relação entre m³ e litros e dm³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume. Enfatizando que 1 m³ representam 1000 litros.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem realizar a conversão de litros em cm³, de forma a efetuar o cálculo da quantidade de copos por garrafa.
- Após determinar a quantidade de copos por garrafa, os alunos poderão determinar a quantidade a ser consumida e o valor que será gasto.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- A atividade apresenta a capacidade do copo como cm³, qual outra forma de apresentar?
- A capacidade da garrafa é apresentada como litros, qual a outra forma de ser representado?
Materiais complementares para impressão: