Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.
Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Como podemos fazer cálculos assim?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.
Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Como podemos fazer cálculos assim?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Leia a atividade com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para responder as questões. Durante a atividade observe as estratégias utilizadas pelos alunos e verifique se estão empregando o padrão e regularidade das multiplicações por 10 ,100 e 1000 para calcular. Destaque que eles poderão utilizar diferentes estratégias para solucionar os problemas.
Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
- Há mais de uma forma de solução?
- Quais as possibilidades para responder essa pergunta?
- Que estratégias podemos utilizar em cada questão?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)
Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.
- Quais foram as soluções encontradas?
- É possível mais de uma solução?
- Como vocês pensaram para responder as questões?
- Quais estratégias utilizaram para calcular?
- Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
- Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)
Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.
- Quais foram as soluções encontradas?
- É possível mais de uma solução?
- Como vocês pensaram para responder as questões?
- Quais estratégias utilizaram para calcular?
- Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
- Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)
Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.
- Quais foram as soluções encontradas?
- É possível mais de uma solução?
- Como vocês pensaram para responder as questões?
- Quais estratégias utilizaram para calcular?
- Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
- Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)
Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.
- Quais foram as soluções encontradas?
- É possível mais de uma solução?
- Como vocês pensaram para responder as questões?
- Quais estratégias utilizaram para calcular?
- Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
- Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)
Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.
- Quais foram as soluções encontradas?
- É possível mais de uma solução?
- Como vocês pensaram para responder as questões?
- Quais estratégias utilizaram para calcular?
- Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
- Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Encerramento
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante que podemos utilizar para realizar cálculos e resolver problemas.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia a atividade com os alunos e peça que tentem resolver aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 como estratégia de solução.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar