10578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com multiplicação e divisão por 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 como estratégia para calcular e resolver problemas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.



Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações e divisões por 10, 100 e

1000 como estratégia para calcular e resolver problemas.

Conceito-chave

Padrão e regularidade das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.

Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.

Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia a atividade com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para responder as questões. Durante a atividade observe as estratégias utilizadas pelos alunos e verifique se estão empregando o padrão e regularidade das multiplicações por 10 ,100 e 1000 para calcular. Destaque que eles poderão utilizar diferentes estratégias para solucionar os problemas.

Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Quais as possibilidades para responder essa pergunta?
  • Que estratégias podemos utilizar em cada questão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante que podemos utilizar para realizar cálculos e resolver problemas.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e peça que tentem resolver aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 como estratégia de solução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.



Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das multiplicações e divisões por 10, 100 e

1000 como estratégia para calcular e resolver problemas.

Conceito-chave

Padrão e regularidade das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.

Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando multiplicamos ou dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e recorde o padrão e regularidade que acontece nessas operações.

Propósito: Lembrar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que acontece quando multiplicamos número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Vocês lembram o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia a atividade com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para responder as questões. Durante a atividade observe as estratégias utilizadas pelos alunos e verifique se estão empregando o padrão e regularidade das multiplicações por 10 ,100 e 1000 para calcular. Destaque que eles poderão utilizar diferentes estratégias para solucionar os problemas.

Propósito: Utilizar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?
  • Há mais de uma forma de solução?
  • Quais as possibilidades para responder essa pergunta?
  • Que estratégias podemos utilizar em cada questão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, e 10)

Orientação: Discuta com a turma quais foram as possíveis soluções encontradas para cada uma das questões. Deixe que as duplas apresentem as formas de pensar que utilizaram, expliquem como calcularam e só depois apresente as soluções dos slides. Se houver alguma solução diferente, ou equivocada, aproveite esse momento para discutir coletivamente com a turma. Destaque que são possíveis várias formas de pensar nessa atividade.

Propósito: Discutir as possíveis soluções para as questões.

  • Quais foram as soluções encontradas?
  • É possível mais de uma solução?
  • Como vocês pensaram para responder as questões?
  • Quais estratégias utilizaram para calcular?
  • Os padrões e regularidades das multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000 foram úteis para esses cálculos? Como?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante que podemos utilizar para realizar cálculos e resolver problemas.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia a atividade com os alunos e peça que tentem resolver aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o padrão e regularidade em multiplicações e divisões por 10, 100 e 1 000 como estratégia de solução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano