Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_26PES_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações, Google Formulários, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Propor aos alunos que pesquisem uma definição sobre os 3 tipos de eventos estudados até o momento: evento nulo, evento certo e evento provável. Esta pesquisa pode ser feita conversando com os familiares que residem na mesma casa, usando a internet ou as tarefas já estudadas em aulas anteriores.
Após a pesquisa, pedir que eles registrem uma explicação para cada tipo de evento. Isso pode ser feito em folha para envio ao professor ou usando o Google Documentos, permitindo ao professor inserir comentários para possíveis ajustes nas definições.
Atividade principal
Propor que os alunos respondam à questão indicada nesta etapa. Os alunos podem fazer seus registros escritos em folha de papel ou usando o Google Formulários, caso seja possível. É importante que o professor insira questões que façam os alunos refletirem sobre a proposta.
Discussão das soluções
O professor pode usar das respostas enviadas pelos alunos para organizar um painel de soluções a partir do Google Apresentações, disponibilizando o link para a turma ter acesso ao material. Em seguida, uma segunda etapa de questões, agora sobre as soluções apresentadas, que façam com que a turma reflita sobre as estratégias utilizadas (atenção aqui para as orientações ao professor e as problematizações propostas neste campo do plano de aula).
Sistematização
Não há.
Encerramento
Proponha aos alunos que façam, junto com a família, papéis de mesmo tamanho que contenham a mesma quantidade de bombons indicadas na Atividade Principal. Isso pode ser colocado em uma caixinha ou um saquinho, desde que não seja possível saber qual o sabor do bombom (representado pelo papel) que será retirado. Peça que os alunos, usando o Google Planilhas, façam uma tabela sobre as retiradas dos bombons, simulando as retiradas de Maria e Laura.
Caso não tenham acesso à internet, podem fazer esse movimento criando uma planilha a partir de uma folha de caderno ou uma folha quadriculada.
Raio X
Propor que os alunos respondam ao problema apresentado, seja por escrito ou usando o Google Documentos, inserindo uma explicação das estratégias utilizadas para resolução.
Convite às famílias
Convidar a família a participar, junto ao aluno, das propostas da etapa de Encerramento, seja usando recursos digitais ou não.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_26PES05
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes