10569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução com composição e decomposição de moedas e cédulas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Situações, problema, decomposição de valores moedas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_22GRM_03

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Moedas confeccionadas ou encartes prontos;

Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Aquecimento
O aquecimento sugere perguntas que envolvem a troca de moedas e como para o desenvolvimento da atividade principal, o aluno mobiliza esse conhecimento, é de extrema importância realizar a atividade sugerida. A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as perguntas oralmente aos alunos, estimulando o cálculo mental e a articulação das ideias. Mas, ressaltando que de acordo com as respostas dos alunos, tanto é possível recorrer à utilização de moedas (confeccionadas ou de encartes) ou mesmo você, ser o escriba e registrar o raciocínio dos alunos (em lousa, papel Kraft, ...), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 3 e 4 e compartilhar com os alunos, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal
A atividade principal retoma as trocas de moedas em uma situação de jogo. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.

Na aula síncrona, é importante fazer um resgate sobre o jogo dominó. Sugiro estimular uma conversa coletiva abordando: as peças, como se joga, as regras. Depois, apresente os slides 7 e 8 que correspondem a um dominó de moedas e favoreça aos alunos a percepção do encaixe das pedras, permitindo que compreendam o jogo, a regra e a problematização. Estabeleça um tempo para responderem à situação proposta e em seguida oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre o jogo de dominó, e a atividade proposta nos slides 7 e 8, por textos, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estratégias, oportunizando a explicação do raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".

Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 10, 11 e 12), provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X
As atividades do Raio X apresentadas nos slides 14, 15, 16 e 17, podem ser usadas para verificar se os alunos compreenderam e realizam composições de moedas para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite, se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves 


Código: MAT2_22GRM03

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas