10568
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Analisando os dados de uma pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Analisar e interpretar dados de uma pesquisa.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Analisar e interpretar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para seus alunos, registre-o na lousa para recuperá-lo ao final da aula, questione-os sobre o que acreditam que aprenderão ao fim desta aula.

Discuta com a turma:

  • O que acreditam que vão aprender hoje?
  • Conhecem alguma palavra do objetivo?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minuto

Orientação: Comece a aula apresentando o gráfico e a tabela, discuta com eles se já viram em algum lugar, e para que servem. Após ouví-los explique que as tabelas e gráficos são utilizadas para simplificar a forma de compreender informações, e que as pesquisas, como a que eles já fizeram em sala, podem ser convertidas para tabelas e gráficos. Peça ainda que comparem o que a tabela e o gráfico querem dizer, vão perceber que ambos trazem a mesma informação.

Propósito: Introduzir o conceito a ser trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem gráficos e tabelas? Onde já viram? Para que servem?
  • Que informações o gráfico trouxe?
  • Que informações a tabela trouxe?
  • A pesquisa que vocês fizeram na aula anterior pode se transformar num gráfico ou tabela?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para seus alunos, e peça que acompanhem a leitura que você irá fazer. Inicie fazendo a pergunta da pesquisa aluno por aluno, anote as respostas deles na tabela, peça que eles também anotem as respostas na folha de que você entregou. Saliente aos alunos que eles poderão fazer os registros na tabela das formas que acharem mais apropriado. Faça as perguntas aos alunos, utilize-se do “discuta com a turma”.

Propósito: Analisar e interpretar os dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual a fruta preferida dos meninos? E das meninas?
  • Teve alguma fruta que não recebeu nenhuma preferência dos meninos? E das meninas?
  • Qual fruta recebeu mais preferências no total?
  • O que descobrimos em nossa pesquisa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça as perguntas do balão para as crianças, peça que respondam às perguntas tendo por base a tabela que montaram. Assim automaticamente ao responderem as perguntas já é possível saber se elas responderam corretamente na tabela.

Propósito: Fazer uma correção dos dados organizados na tabela da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Utilize a proposta colocada no balão da fala da personagem.

DISCUSSÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para a turma a sistematização do conceito colocado no balão da fala da personagem, em seguida, converse com a turma sobre o que eles entenderam do que foi lido, reforce a função das tabelas e dos gráficos na organização de dados

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • E agora, para que servem os gráficos e tabelas?
  • Vocês já sabem montar uma tabela?

ENCERRAMENT select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia a frase do encerramento para os alunos, em seguida pergunte se eles acreditam ter aprendido o que está resumido ali. Recupere o objetivo inicial da aula e discuta com os alunos se eles acreditam que você chegaram nele, assim vocês estão compartilhando as responsabilidades no processo de ensinar e aprender.

Propósito: Fazer o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que consideram ter aprendido nela?
  • Chegamos ao nosso objetivo?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia do problema para as crianças e leia para eles. Em seguida, analisem juntos o gráfico (aproveite as questões do discuta com a turma). Leia também as perguntas da atividade e peça que eles tentem resolver. Durante a atividade circule pela sala para fazer intervenções com os alunos que estão com dificuldade em realizá-la. Esta atividade deve ser realizada individualmente, pois visa realizar uma avaliação do objetivo proposto para a aula.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes cada fruta foi marcada?
  • Qual a fruta predileta dos meninos?
  • Quais fruta os meninas não gostam ou não são preferidas?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para seus alunos, registre-o na lousa para recuperá-lo ao final da aula, questione-os sobre o que acreditam que aprenderão ao fim desta aula.

Discuta com a turma:

  • O que acreditam que vão aprender hoje?
  • Conhecem alguma palavra do objetivo?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Analisar e interpretar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minuto

Orientação: Comece a aula apresentando o gráfico e a tabela, discuta com eles se já viram em algum lugar, e para que servem. Após ouví-los explique que as tabelas e gráficos são utilizadas para simplificar a forma de compreender informações, e que as pesquisas, como a que eles já fizeram em sala, podem ser convertidas para tabelas e gráficos. Peça ainda que comparem o que a tabela e o gráfico querem dizer, vão perceber que ambos trazem a mesma informação.

Propósito: Introduzir o conceito a ser trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem gráficos e tabelas? Onde já viram? Para que servem?
  • Que informações o gráfico trouxe?
  • Que informações a tabela trouxe?
  • A pesquisa que vocês fizeram na aula anterior pode se transformar num gráfico ou tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para seus alunos, e peça que acompanhem a leitura que você irá fazer. Inicie fazendo a pergunta da pesquisa aluno por aluno, anote as respostas deles na tabela, peça que eles também anotem as respostas na folha de que você entregou. Saliente aos alunos que eles poderão fazer os registros na tabela das formas que acharem mais apropriado. Faça as perguntas aos alunos, utilize-se do “discuta com a turma”.

Propósito: Analisar e interpretar os dados de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual a fruta preferida dos meninos? E das meninas?
  • Teve alguma fruta que não recebeu nenhuma preferência dos meninos? E das meninas?
  • Qual fruta recebeu mais preferências no total?
  • O que descobrimos em nossa pesquisa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça as perguntas do balão para as crianças, peça que respondam às perguntas tendo por base a tabela que montaram. Assim automaticamente ao responderem as perguntas já é possível saber se elas responderam corretamente na tabela.

Propósito: Fazer uma correção dos dados organizados na tabela da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Utilize a proposta colocada no balão da fala da personagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para a turma a sistematização do conceito colocado no balão da fala da personagem, em seguida, converse com a turma sobre o que eles entenderam do que foi lido, reforce a função das tabelas e dos gráficos na organização de dados

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • E agora, para que servem os gráficos e tabelas?
  • Vocês já sabem montar uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia a frase do encerramento para os alunos, em seguida pergunte se eles acreditam ter aprendido o que está resumido ali. Recupere o objetivo inicial da aula e discuta com os alunos se eles acreditam que você chegaram nele, assim vocês estão compartilhando as responsabilidades no processo de ensinar e aprender.

Propósito: Fazer o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram desta aula?
  • O que consideram ter aprendido nela?
  • Chegamos ao nosso objetivo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia do problema para as crianças e leia para eles. Em seguida, analisem juntos o gráfico (aproveite as questões do discuta com a turma). Leia também as perguntas da atividade e peça que eles tentem resolver. Durante a atividade circule pela sala para fazer intervenções com os alunos que estão com dificuldade em realizá-la. Esta atividade deve ser realizada individualmente, pois visa realizar uma avaliação do objetivo proposto para a aula.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes cada fruta foi marcada?
  • Qual a fruta predileta dos meninos?
  • Quais fruta os meninas não gostam ou não são preferidas?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano