10553
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - SITUAÇÃO-PROBLEMA COM IDEIA DE METADE.

Plano de aula de Matemática com Atividades para 3 º ano do Fundamental sobre resolver situação-problema associada à ideia de metade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_10NUM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Vídeo: 3º ANO MATEMÁTICA - METADE E TERÇA PARTE
Vídeo: O Dobro E A Metade De Um Número | Vídeos Educativos para Crianças

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este é o primeiro plano da sequência, vale a pena, utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar o que são metades. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de metade. Os alunos precisam ter acesso a situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles desenhem as crianças citadas no problema para que possam efetuar a divisão. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas. Depois, se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum a Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.

Painel de soluções
O painel de soluções é importante de ser compartilhado pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.

Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, como metades de frutas, de brinquedos, de doces. Podem também incentivar os alunos a assistirem aos vídeos que foram indicados.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_10NUM01

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas