Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: SITUAÇÃO-PROBLEMA COM IDEIA DE METADE.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noções fundamentais sobre frações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada à ideia de metade.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com fração ideia de metade.
Conhecimentos prévios
Divisão por 2.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registros;;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situação-problema associada à ideia de metade.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula para os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de metade, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia em que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surja a necessidade dos alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividam seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em parte iguais?
- Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
- Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
- Quem sabe o que é metade?
- Como podemos resolver a situação das maçãs?
- Quem sabe quantas maçãs há na nossa atividade?
- Temos dois pedaços. Se juntarmos, quantas maçãs teremos?
Resolução do Aquecimento(slide 4 e 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- Quem sabe o que é metade?
- Como podemos resolver a situação das maçãs?
- Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
- Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?
Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.
Resolução do Aquecimento(slide 4 e 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- Quem sabe o que é metade?
- Como podemos resolver a situação das maçãs?
- Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
- Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?
Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantar hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de metade.
Orientação: Oriente os alunos a lerem e interpretarem o problema, pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções sobre como repartir o número de alunos da turma pela metade para participarem da gincana. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois arranje-os em duplas para discutirem suas ideias, e pensarem juntos sobre como cada um resolveria a atividade até que encontrem a melhor solução.
Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que as ajudou para encontrarem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, uma representação da quantidade de alunos (meninos e meninas) para contá-los e dividi-los.
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que o vai acontecer na cidade ? Você entendeu o que a professora Margareth precisa fazer?
- Você sabe o que significa metade?
- Podemos dividir crianças ao meio?
- Quantos alunos tem a turma?
- Quantos são meninos? E meninas?
- Qual foi a maneira que você pensou em dividir a turma? Explique para mim o porquê.
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:
- Para aprofundar o conceito, saber mais sobre frações, buscar uma maneira mais simplificada de estudar frações de forma não mecânica e trazer para sala de aula situações mais significativa e reais do cotidiano dos alunos , clique AQUI.
- Para aprofundar o saber sobre os problemas no processo de ensino e aprendizagem, nas questões sobre o reconhecimento dos diferentes significados para o conceito de fração e a dificuldade de abordá-los adequadamente em sala de aula, clique AQUI.
- Para aprofundar o saber mais sobre o conceito de fração. Fascículo IV de Educação Matemática FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS de Nilza Eigenheer Bertoni, clique AQUI.
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Painel De Soluções (slides de 7 e 8).
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.
Orientação: Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Materiais Complementares:
Painel De Soluções (slides de 7 e 8).
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito de metade.
Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e realizem-na. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram, ao buscarem a solução da atividade, compreensão do conceito de metade e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por multiplicação ou apenas usarem a imagem ilustrativa da situação-problema e responderem as questões da atividade. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade. Não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto.
Discuta com a turma:
- Como podemos comprovar que a quantidade de livros que está na estante é realmente a metade dos livros que cabem na estante?
- Explique quantas metades são precisas para ter o total de livros?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Vídeo: 3º ANO MATEMÁTICA - METADE E TERÇA PARTE
Vídeo: O Dobro E A Metade De Um Número | Vídeos Educativos para Crianças
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este é o primeiro plano da sequência, vale a pena utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar o que são metades. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de metade. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles desenhem as crianças citadas no problema para que possam efetuar a divisão. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas. Depois, se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum a Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante ser compartilhado, pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides e enviá-lo pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, como metades de frutas, de brinquedos ou de doces. Podem também incentivar os alunos a assistirem aos vídeos que foram indicados.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada à ideia de metade.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com fração ideia de metade.
Conhecimentos prévios
Divisão por 2.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registros;;
- Datashow (opcional).