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Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - SITUAÇÃO-PROBLEMA COM IDEIA DE METADE.

Plano de aula de Matemática com Atividades para 3 º ano do Fundamental sobre resolver situação-problema associada à ideia de metade

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema  associada à ideia de metade.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas com fração ideia de metade.

Conhecimentos prévios

Divisão  por 2.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;;
  • Datashow (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula para os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de metade, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia em que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surja a necessidade dos alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividam seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em parte iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs há na nossa atividade?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos, quantas maçãs teremos?

Resolução do Aquecimento(slide 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?

Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.

Resolução do Aquecimento(slide 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?

Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantar hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de metade.

Orientação: Oriente os alunos a lerem e interpretarem o problema, pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções sobre como repartir o número de alunos da turma pela metade para participarem da gincana. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois arranje-os em duplas para discutirem suas ideias, e pensarem juntos sobre como cada um resolveria a atividade até que encontrem a melhor solução.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que as ajudou para encontrarem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de alunos (meninos e meninas) para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que o vai acontecer na cidade ? Você entendeu o que a professora Margareth precisa fazer?
  • Você sabe o que significa metade?
  • Podemos dividir crianças ao meio?
  • Quantos alunos tem a turma?
  • Quantos são meninos? E meninas?
  • Qual foi a maneira que você pensou em dividir a turma? Explique para mim o porquê.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Para aprofundar o conceito, saber mais sobre frações, buscar uma maneira mais simplificada de estudar frações de forma não mecânica e trazer para sala de aula situações mais significativa e reais do cotidiano dos alunos , clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber sobre os problemas no processo de ensino e aprendizagem, nas questões sobre o reconhecimento dos diferentes significados para o conceito de fração e a dificuldade de abordá-los adequadamente em sala de aula, clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre o conceito de fração. Fascículo IV de Educação Matemática FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS de Nilza Eigenheer Bertoni, clique AQUI.

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Painel De Soluções (slides de 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Painel De Soluções (slides de 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito de metade.

Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e realizem-na. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram, ao buscarem a solução da atividade, compreensão do conceito de metade e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por multiplicação ou apenas usarem a imagem ilustrativa da situação-problema e responderem as questões da atividade. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade. Não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comprovar que a quantidade de livros que está na estante é realmente a metade dos livros que cabem na estante?
  • Explique quantas metades são precisas para ter o total de livros?

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema  associada à ideia de metade.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas com fração ideia de metade.

Conhecimentos prévios

Divisão  por 2.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;;
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de metade, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia-a-dia em que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surja a necessidade dos alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividam seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham do assunto, é interessante?
  • Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em parte iguais?
  • Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
  • Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs há na nossa atividade?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos, quantas maçãs teremos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?

Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar o conceito de fração e ideia de metade com uma situação significativa do cotidiano do aluno.

Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividam diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar que surjja a necessidade de os alunos dividirem diferentes objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividirem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe o que é metade?
  • Como podemos resolver a situação das maçãs?
  • Quem sabe quantas maçãs cada um receberá se eles repartirem entre eles igualmente?
  • Temos dois pedaços. Se juntarmos quantas maçãs teremos?

Observações: Este é um momento coletivo, em que estamos contextualizando o conceito que estudaremos na aula. Podemos ter diferentes respostas entre os alunos, mas devemos valorizar as colocações espontâneas deles sobre seus saberes de objetos inteiros e ou pedaços deles. Suas ideias serão essenciais para a introdução do novo conceito e, aos poucos, irão ampliar seus conhecimentos sobre o novo conjunto de números: os racionais. Nossa proposta é de desenvolver um processo de ensino e aprendizagem dos números racionais na sua representação fracionária, com a elaboração de atividades que demonstrem a necessidade de um novo número que vem para quantificar o que os números naturais não dão conta. Caso os alunos respondam que cada um receberá 1 maçã e 1 pedaço ou 1 maçã e 1 metade, observe que na segunda resposta ele junta número natural com uma quantidade fracionária. Quando temos este tipo de resposta consideramos que isto é uma resposta ampliada, pois ela ultrapassa o conjunto dos números naturais. Porém, também temos a possibilidade de alguns alunos responderem que receberão 3 pedaços de maçãs ou 3 metades, para esse tipo de resposta os estimulem a responderem de forma simplificada que seria: 1 maçã inteira e 1 metade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantar hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de metade.

Orientação: Oriente os alunos a lerem e interpretarem o problema, pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções sobre como repartir o número de alunos da turma pela metade para participarem da gincana. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois arranje-os em duplas para discutirem suas ideias, e pensarem juntos sobre como cada um resolveria a atividade até que encontrem a melhor solução.

Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que as ajudou para encontrarem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, uma representação da quantidade de alunos (meninos e meninas) para contá-los e dividi-los.

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que o vai acontecer na cidade ? Você entendeu o que a professora Margareth precisa fazer?
  • Você sabe o que significa metade?
  • Podemos dividir crianças ao meio?
  • Quantos alunos tem a turma?
  • Quantos são meninos? E meninas?
  • Qual foi a maneira que você pensou em dividir a turma? Explique para mim o porquê.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Para aprofundar o conceito, saber mais sobre frações, buscar uma maneira mais simplificada de estudar frações de forma não mecânica e trazer para sala de aula situações mais significativa e reais do cotidiano dos alunos , clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber sobre os problemas no processo de ensino e aprendizagem, nas questões sobre o reconhecimento dos diferentes significados para o conceito de fração e a dificuldade de abordá-los adequadamente em sala de aula, clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre o conceito de fração. Fascículo IV de Educação Matemática FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS de Nilza Eigenheer Bertoni, clique AQUI.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conceito de metade.

Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e realizem-na. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram, ao buscarem a solução da atividade, compreensão do conceito de metade e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por multiplicação ou apenas usarem a imagem ilustrativa da situação-problema e responderem as questões da atividade. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade. Não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comprovar que a quantidade de livros que está na estante é realmente a metade dos livros que cabem na estante?
  • Explique quantas metades são precisas para ter o total de livros?

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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