Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver um problema.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Depois, inicie uma discussão coletiva, na qual serão levantadas as hipóteses pensadas. Proponha a resolução coletiva e faça um registro no caderno com uma das hipóteses.
Propósito: Retomar conceito de proporcionalidade, aplicada a um problema, com ordens menores, para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na quantidade de pirulitos que Juliana vai ganhar?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade de aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Proponha que os alunos formem trios ou quartetos. Entregue o problema, projete-o ou escreva na lousa. Também entregue um papel maior para os grupos (pode ser uma folha sulfite A3, papel craft, ou qualquer outro disponível). Peça para que pensem em uma forma de resolver o problema e que a registrem no papel, para que depois apresentem ao restante da classe como pensaram. Dê um tempo para que registrem as ideias. Circule entre os grupos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade, aplicando-a na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
- Todos no grupo pensam da mesma forma?
- Como vão decidir qual a melhor maneira de resolver?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas e, caso haja necessidade, intervenha, auxiliando a responder. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejam discutir.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas e, caso haja necessidade, intervenha, auxiliando a responder. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejam discutir.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas e, caso haja necessidade, intervenha, auxiliando a responder. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejam discutir.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas e, caso haja necessidade, intervenha, auxiliando a responder. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejam discutir.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide, faça um cartaz ou apenas leia para os alunos, deixando que eles exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação-problema e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos. O raio-x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar o que observar, enquanto circula pela sala.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de água necessária para Jorge encher os aquários?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio-X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio-X