Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Resolver um problema com ideias de proporcionalidade.
Conceito-chave
Ideia de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- folha sulfite A3, papel craft ou outro que tiver disponível,
- atividades impressas (se desejar).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão utilizar a ideia de proporcionalidade para resolver um problema..
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Depois, inicie uma discussão coletiva, onde serão levantadas as hipóteses pensadas. Proponha a resolução coletiva e faça um registro no caderno, com uma das hipóteses.
Propósito: Retomar conceito de proporcionalidade, aplicada à um problema, com ordens menores, para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na quantidade de pirulitos que Juliana vai ganhar?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que as crianças formem trios ou quartetos. Entregue o problema, projete-o ou escreva na lousa. Também entregue um papel maior para os grupos (pode ser uma folha sulfite A3, papel craft, ou qualquer outro disponível). Peça para que pensem em uma forma de resolver o problema, e que registrem no papel, para que depois apresentem ao restante da classe como pensaram. Dê um tempo para que registrem suas ideias. Circule entre os grupos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade, aplicando-a na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
- Todos no grupo pensam da mesma forma?
- Como vão decidir qual a melhor maneira de resolver?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas, caso haja necessidade e intervenha, auxiliando a responder, somente se houver necessidade. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas possibilidades de resolução diferentes.
No slide 8 é apresentado a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas, caso haja necessidade e intervenha, auxiliando a responder, somente se houver necessidade. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas possibilidades de resolução diferentes.
No slide 8 é apresentado a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas, caso haja necessidade e intervenha, auxiliando a responder, somente se houver necessidade. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas possibilidades de resolução diferentes.
No slide 8 é apresentado a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Discussão das soluções (slides 5 a 8)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo compartilhe com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema, expondo o cartaz que montaram. Solicite que os alunos dos grupos expliquem como pensaram na solução. Nesse momento, ouça as estratégias utilizadas pelos grupos na resolução. Permita que outros grupos façam perguntas, caso haja necessidade e intervenha, auxiliando a responder, somente se houver necessidade. Afixe os cartazes na sala de aula e peça que registrem em seus cadernos uma das formas apresentadas. Após a apresentação das estratégias pelos grupos para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas possibilidades de resolução diferentes.
No slide 8 é apresentado a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Expliquem como resolveram o problema.
- Existem outras maneiras de resolver esse problema?
- Todas as maneiras apresentadas chegam à resposta correta? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação a ideia de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de água necessária para Jorge encher os aquários?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares: