Código do plano: MAT6_02NUM02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, grupo de WhatsApp
- Opcionais: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado
Para este plano, foque na etapa: Raio X e Atividade Complementar
Raio X
Professor, nessa aula propomos o recurso da sala de aula invertida. Para isso, antes do dia da aula, solicite aos alunos que escrevam em seu caderno os múltiplos dos números 3, 6, 7 e 12 até 140. Reforce que esse registro será utilizado na aula. Aqui o objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre múltiplos de números naturais. A intenção de fazer uma aula invertida é proporcionar um momento de estudo e pesquisa sobre o que foi solicitado e trazer suas contribuições para a aula.
Faça uma retomada do conceito de múltiplo. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo), que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do WhatsApp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada do conteúdo e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Numa aula síncrona, você poderá iniciar compartilhando com os alunos o slide do Raio X para que eles vejam as perguntas propostas. Esse compartilhamento pode ser feito pelo WhatsApp ou outras plataformas de interação síncrona. De acordo com o registro feito em casa, eles deverão escolher a opção correta para cada pergunta apresentada no slide.
Professor, questione os alunos sobre como os registros que eles fizeram ajudam a pensar nos questionamentos propostos no Raio X. Pergunte a eles o que significa ser múltiplo de 7 e 12 ao mesmo tempo, e o que significa ser múltiplo de 3, mas não múltiplo de 6. Por meio de boas perguntas, garanta que os alunos possam refletir sobre os registros que fizeram, pois, sem essa reflexão não há garantia de que eles alcancem o objetivo da aula.
Se quiser saber mais sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado
Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme o combinado com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_02NUM02
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
AULA 01
AULA 03
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes