10541
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas: qual é o problema?

POR: Mariana Nery, 17/07/2018
Código: MAT2_17GEO01

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2 º do Fundamental sobre resolver situações problema a partir das análises de figuras planas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Recursos necessários

  • Palitos de fósforo;
  • Folhas impressas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Envolva seus alunos nessa tarefa, como se trata de uma charadinha, eles se sentirão motivados a decifrá-la. Chame a atenção dos seus alunos para as informações contidas na charada. Estimule seus alunos a tentar resolver a charada relembrando os conceitos sobre as figuras planas. Se for possível, construa o quadrado com os palitos de fósforo.

Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, identificar as figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Por que Guilherme precisa desvendar essa charada?
  • Como podemos ajudá-lo?
  • Vamos ler as pistas e tentar identificar as informações mais importantes!
  • A figura é plana ou não plana?
  • Quantos lados tem essa figura?
  • Eles são iguais ou diferentes?

Professor, por se tratar de uma situação problema, oriente seus alunos a tentar resolver respeitando as etapas da resolução de um problema:

Compreender - entender o problema.

Planejar- como vou resolver esse problema.

Executar- resolver o problema através das informações principais

Verificar - verificando se o resultado é correto

Responder- respondendo a pergunta do problema.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Toda atividade concreta necessita de combinados para que sua realização ocorra de maneira satisfatória e consiga atingir os objetivos que foram propostos. Por isso, organize grupo de trabalhos e ofereça os palitos de fósforo para resolução do problema acima. Materiais acessíveis e de fácil manuseio, como os palitos de fósforo, pode ser empregado como fonte de interessantes problemas envolvendo formas geométricas.

Proponha que seus alunos leiam o problema e, junto com eles, forme a imagem representada tentando solucionar a situação proposta.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas e o uso de palitos de fósforo.

Discuta com a turma:

  • Que figura plana você consegue observar na imagem?
  • Quantos quadrados aparecem na imagem?
  • O que o problema pede?
  • Quantos palitos devemos tirar?
  • Que formar devem ficar após a retirada dos palitos?
  • Quantos quadrados?
  • Vamos tentar?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Proponha aos seus alunos que leiam novamente o problema proposto. Peça que eles observem a resolução de Mariana, oriente-os a responder as questões mostradas no slide.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas e o uso de palitos de fósforo.

Discuta com a turma:

  • Mariana conseguiu tirar a quantidade correta de palitos?
  • Quantas figuras ela formou?
  • Quais figuras ela conseguiu formar?
  • Mariana conseguiu resolver o problema de acordo com a proposta?

Materiais complementares:

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram identificar as figuras planas para resolverem os problemas?
  • Seguiram as etapas da resolução dos problemas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça que os alunos observem a figura construída por Karina e respondam a pergunta do slide. Se for necessário,reproduza com eles a mesma figura apresentada e estimule-os a realizar uma associação com as formas geométricas planas.

Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.

Discuta com a turma:

Karina conseguiu construir uma figura utilizando 6 palitos?

A figura que Karina construiu é plana?

Quais são as características das figuras planas?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Recursos necessários

  • Palitos de fósforo;
  • Folhas impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes