Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.
Objetivos específicos
Resolver situações problema a partir das análises de figuras planas.
Vocabulário
Situações problema, figuras planas.
Conceito-chave
Resolver situações problema envolvendo figuras planas.
Recursos necessários
- Palitos de fósforo;
- Folhas impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- O que vamos aprender na aula de hoje?
- Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Envolva seus alunos nessa tarefa, como se trata de uma charadinha, eles se sentirão motivados a decifrá-la. Chame a atenção dos seus alunos para as informações contidas na charada. Estimule seus alunos a tentar resolver a charada relembrando os conceitos sobre as figuras planas. Se for possível, construa o quadrado com os palitos de fósforo.
Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, identificar as figuras planas.
Discuta com a turma:
- Por que Guilherme precisa desvendar essa charada?
- Como podemos ajudá-lo?
- Vamos ler as pistas e tentar identificar as informações mais importantes!
- A figura é plana ou não plana?
- Quantos lados tem essa figura?
- Eles são iguais ou diferentes?
Professor, por se tratar de uma situação problema, oriente seus alunos a tentar resolver respeitando as etapas da resolução de um problema:
Compreender - entender o problema.
Planejar- como vou resolver esse problema.
Executar- resolver o problema através das informações principais
Verificar - verificando se o resultado é correto
Responder- respondendo a pergunta do problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Toda atividade concreta necessita de combinados para que sua realização ocorra de maneira satisfatória e consiga atingir os objetivos que foram propostos. Por isso, organize grupo de trabalhos e ofereça os palitos de fósforo para resolução do problema acima. Materiais acessíveis e de fácil manuseio, como os palitos de fósforo, pode ser empregado como fonte de interessantes problemas envolvendo formas geométricas.
Proponha que seus alunos leiam o problema e, junto com eles, forme a imagem representada tentando solucionar a situação proposta.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas e o uso de palitos de fósforo.
Discuta com a turma:
- Que figura plana você consegue observar na imagem?
- Quantos quadrados aparecem na imagem?
- O que o problema pede?
- Quantos palitos devemos tirar?
- Que formar devem ficar após a retirada dos palitos?
- Quantos quadrados?
- Vamos tentar?
Materiais complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Proponha aos seus alunos que leiam novamente o problema proposto. Peça que eles observem a resolução de Mariana, oriente-os a responder as questões mostradas no slide.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas e o uso de palitos de fósforo.
Discuta com a turma:
- Mariana conseguiu tirar a quantidade correta de palitos?
- Quantas figuras ela formou?
- Quais figuras ela conseguiu formar?
- Mariana conseguiu resolver o problema de acordo com a proposta?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.
Propósito: Encerrar a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram identificar as figuras planas para resolverem os problemas?
- Seguiram as etapas da resolução dos problemas?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça que os alunos observem a figura construída por Karina e respondam a pergunta do slide. Se for necessário,reproduza com eles a mesma figura apresentada e estimule-os a realizar uma associação com as formas geométricas planas.
Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.
Discuta com a turma:
Karina conseguiu construir uma figura utilizando 6 palitos?
A figura que Karina construiu é plana?
Quais são as características das figuras planas?
Materiais complementares: