Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- O que vamos aprender na aula de hoje?
- Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Mostre aos seus alunos as imagens acima, se for possível leve alguns desses objetos para que eles possam manipular. Compare os objetos com as figuras não planas. Retome as características do cubo, cilindro, pirâmide, paralelepípedo e esfera.
Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, associar as figuras planas aos objetos do cotidiano.
Discuta com a turma:
Quais objetos estão sendo mostrados?
Esses objetos lembram figuras planas ou não planas ?
Que figuras não planas eles lembram?
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Apresente para os alunos a situação acima. Convide-os a participar deste grande desafio junto com a Ana. Leia em voz alta o bilhete que Ana encontrou.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Vamos ajudar ana a descobrir em qual caixa está o seu presente?
- Quantas caixas ela encontrou?
- Como são as caixas encontradas por Ana?
- No bilhete que ela leu apareceu alguma dica para que ela encontrasse a caixa correta?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Motive seus alunos a resolver a situação problema lançando mão das características descritas em cada charada. Leia uma charada de cada vez e coletivamente analise as possibilidades. A resolução de problemas matemáticos deve ser encarada de maneira desafiadora pelo professor, leia o texto Atividade diferenciada de resolução de problema para seu aprofundamento.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Que dica importante a charada traz?
- As caixas lembram figuras planas ou não planas?
- A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Leve seus alunos a identificar o elemento chave dessa charada.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Que dica importante a charada traz?
- Qual caixa possui em formas arredondadas?
- A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?
- Você pode excluir alguma dessas caixas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Essa charada é fundamental para resolução do problema. Pontue com seus alunos os elementos mais importantes dessa dica. Se for necessário, analise as partes das caixas restantes e mostre a caixa que lembra um cubo possui todas as partes iguais, tanto na forma quanto no tamanho. Não deixe de usar as nomenclaturas adequadas (paralelepípedo e cubo)
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Que dica importante a charada traz?
- As caixas que restaram são iguais?
- A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?
- Você conseguiu encontrar a caixa correta?
- Que figura não plana essa caixa te lembra.
Atividade principal
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Depois de descobrir o segredo, estimule seu aluno a fazer associação entre o presente encontrado e a figura não plana que ele lembra. Não deixe de usar a nomenclatura correta (esfera)
Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Ana conseguiu encontrar o presente e você ajudou, não é mesmo?
- Olhando para a bola que Ana encontrou voc? lembra de outra figura não plana?
- Que figura é essa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Expor para a turma a solução de Roberta. Faça uma análise coletiva das características que ela levou em conta para resolver o problema. Retome com os alunos a charada 3 e leve-os a observar que Roberta não levou em consideração o fato das partes da caixa, além de ter a mesma forma, deveria ter os mesmos tamanhos.
Propósito: Discutir outras soluções.
Discuta com a turma:
- Roberta acertou a caixa?
- O que ela levou em consideração para escolher a caixa roxa?
- Ela leu todos as dicas da charadinha 3?
- O que ela esqueceu de levar em consideração?
- Como voc? explicaria isso para Roberta?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.
Propósito: Encerrar a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram identificar as figuras não planas para resolverem os problemas?
- Seguiram as etapas da resolução dos problemas?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Mostre a imagem da embalagem e peça que os alunos pensem em na figura não plana que essa imagem lembra. Se for necessário, faça uma breve retomada entre as diferenças das figuras planas e não planas.
Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.
Discuta com a turma:
- A embalagem do presente lembra uma figura plana ou não plana?
- Que figura essa embalagem te lembra?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X