10539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Resolvendo problemas com figuras não planas

POR: Mariana Nery, 17/07/2018
Código: MAT2_17GEO03

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações problema a partir das análises de figuras não planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras não planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras não planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Recursos necessários

  • Folhas impressas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Mostre aos seus alunos as imagens acima, se for possível leve alguns desses objetos para que eles possam manipular. Compare os objetos com as figuras não planas. Retome as características do cubo, cilindro, pirâmide, paralelepípedo e esfera.

Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, associar as figuras planas aos objetos do cotidiano.

Discuta com a turma:

Quais objetos estão sendo mostrados?

Esses objetos lembram figuras planas ou não planas ?

Que figuras não planas eles lembram?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresente para os alunos a situação acima. Convide-os a participar deste grande desafio junto com a Ana. Leia em voz alta o bilhete que Ana encontrou.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Vamos ajudar ana a descobrir em qual caixa está o seu presente?
  • Quantas caixas ela encontrou?
  • Como são as caixas encontradas por Ana?
  • No bilhete que ela leu apareceu alguma dica para que ela encontrasse a caixa correta?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Motive seus alunos a resolver a situação problema lançando mão das características descritas em cada charada. Leia uma charada de cada vez e coletivamente analise as possibilidades. A resolução de problemas matemáticos deve ser encarada de maneira desafiadora pelo professor, leia o texto Atividade diferenciada de resolução de problema para seu aprofundamento.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Que dica importante a charada traz?
  • As caixas lembram figuras planas ou não planas?
  • A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Leve seus alunos a identificar o elemento chave dessa charada.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Que dica importante a charada traz?
  • Qual caixa possui em formas arredondadas?
  • A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?
  • Você pode excluir alguma dessas caixas?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Essa charada é fundamental para resolução do problema. Pontue com seus alunos os elementos mais importantes dessa dica. Se for necessário, analise as partes das caixas restantes e mostre a caixa que lembra um cubo possui todas as partes iguais, tanto na forma quanto no tamanho. Não deixe de usar as nomenclaturas adequadas (paralelepípedo e cubo)

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Que dica importante a charada traz?
  • As caixas que restaram são iguais?
  • A dica dessa charada nos ajudou em alguma coisa? Por quê?
  • Você conseguiu encontrar a caixa correta?
  • Que figura não plana essa caixa te lembra.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Depois de descobrir o segredo, estimule seu aluno a fazer associação entre o presente encontrado e a figura não plana que ele lembra. Não deixe de usar a nomenclatura correta (esfera)

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Ana conseguiu encontrar o presente e você ajudou, não é mesmo?
  • Olhando para a bola que Ana encontrou voc? lembra de outra figura não plana?
  • Que figura é essa?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Expor para a turma a solução de Roberta. Faça uma análise coletiva das características que ela levou em conta para resolver o problema. Retome com os alunos a charada 3 e leve-os a observar que Roberta não levou em consideração o fato das partes da caixa, além de ter a mesma forma, deveria ter os mesmos tamanhos.

Propósito: Discutir outras soluções.

Discuta com a turma:

  • Roberta acertou a caixa?
  • O que ela levou em consideração para escolher a caixa roxa?
  • Ela leu todos as dicas da charadinha 3?
  • O que ela esqueceu de levar em consideração?
  • Como voc? explicaria isso para Roberta?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram identificar as figuras não planas para resolverem os problemas?
  • Seguiram as etapas da resolução dos problemas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Mostre a imagem da embalagem e peça que os alunos pensem em na figura não plana que essa imagem lembra. Se for necessário, faça uma breve retomada entre as diferenças das figuras planas e não planas.

Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.

Discuta com a turma:

  • A embalagem do presente lembra uma figura plana ou não plana?
  • Que figura essa embalagem te lembra?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras não planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras não planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Recursos necessários

  • Folhas impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes