10537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Quadriláteros

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Classificação dos quadriláteros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF06MA19- Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

Objetivos específicos

Reconhecer os quadriláteros de acordo com suas características.

Conceito-chave

Classificação dos quadriláteros.

Recursos necessários

  • Papel sulfite com material impresso;
  • Cartolina;
  • Colas;
  • Tesouras.










Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Materiais complementares:

Referências para consulta

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Questione os alunos sobre qual o nome dos polígono com quatro lados. Como o objetivo das figuras é verificar se os alunos conseguem nomeá-las como quadriláteros, é possível projetar o slide.

Propósito: Relembrar o que são quadriláteros e abrir novos questionamentos que serão respondidos no decorrer da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Induzir a atenção dos alunos nos quadriláteros apresentados. Questione os alunos:

  • Alguns dos quadriláteros apresentados possuem todos os lados paralelos?
  • Alguns dos quadriláteros apresentados possuem ângulos retos?
  • Alguns dos quadriláteros apresentam lados iguais?

Propósito: Preparar os alunos para a realização da atividade principal.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos. Peça para juntarem as carteiras. Distribua as folhas com as diferentes circunferências (aqui), duas ou três tesouras para cada grupo, uma cola e uma cartolina. Fale que primeiramente que devem recortar todas as circunferências, explique como devem combinar as circunferências para que formem quadriláteros (aqui) e depois colar a figura formada na cartolina (siga o exemplo do documento anexado) para orientar os alunos.

Propósito: Combinar os raios das circunferências formando quadriláteros. De acordo com as circunferências escolhidas, os alunos irão formar quadriláteros com diferenças significativas, propiciando uma observação mais apurada dos mesmos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal nº2

Atividade principal nº3

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Como essa atividade admite várias soluções, peça aos alunos para exporem as colagens feitas nas cartolinas. Este momento será usado para indagar os alunos sobre as diferenças dos quadriláteros montados nas combinações realizadas.

Observação: O slide apresenta as possíveis combinações feitas pelos alunos.

Para acessar o documento com as figuras, clique aqui.

Pergunte aos alunos:

  • Os lados dos quadriláteros montados são todos iguais?
  • As distâncias entre os lados sempre são as mesmas?
  • Possui lados paralelos?
  • Os ângulos dos quadriláteros devem ser sempre iguais?
  • É possível montar quadriláteros com ângulos diferentes?

Propósito: Usar os resultados na formulação dos questionamentos, que levarão aos alunos a levantar as hipóteses sobre quais são as características mais significativas nos quadriláteros que montaram.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Através das respostas dos alunos às perguntas, demonstre a inter-relação entre algumas características dos quadriláteros apresentados.

Pergunte aos alunos:

  • As características apresentadas são únicas a um tipo de quadrilátero?
  • Existe um quadrilátero que pode ser considerado um paralelogramo, um retângulo e um losango ao mesmo tempo? Qual?

Propósito: Reconhecer que determinados quadriláteros podem apresentar características de outros quadriláteros.

Sistematização do conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Aproveitando os resultados obtidos na Atividade Principal, podemos fazer a sistematização do conceito. Poderemos apresentar as diferenças entre os tipos de quadriláteros e nomeá-los ao mesmo tempo. Pode-se aproveitar as perguntas do slide anterior juntamente com as respostas (aqui).

Propósito: Compreender que diferenciamos os quadriláteros de acordo com as características observadas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).

Orientações: Questione novamente os alunos sobre os diferentes quadriláteros observados. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

Propósito: Conscientizar os alunos de que eles devem “entender” as características dos quadriláteros para facilitar a memorização de seus nomes.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).

Orientação: Neste ponto, confirme com os alunos se perceberam que os quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos pertencem à classe dos “paralelogramos”. Os trapézios pertencem à classe que leva seu nome. E todos os outros quadriláteros sem lados paralelos ficam em uma classe à parte. Peça que anotem as definições discutidas em seus cadernos.

Propósito: Verificar se os objetivos da aula foram alcançados (Reconhecer os diferentes quadriláteros de acordo com suas características).

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e diga que deverá ser feita individualmente. Assim poderemos observar se os conceitos sobre quadriláteros foi compreendido corretamente.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Conceito

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e diga que deverá ser feita individualmente. Assim poderemos observar se os conceitos sobre quadriláteros foram compreendidos corretamente.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do Raio X.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Materiais complementares:

Referências para consulta


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF06MA19- Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

Objetivos específicos

Reconhecer os quadriláteros de acordo com suas características.

Conceito-chave

Classificação dos quadriláteros.

Recursos necessários

  • Papel sulfite com material impresso;
  • Cartolina;
  • Colas;
  • Tesouras.









Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Questione os alunos sobre qual o nome dos polígono com quatro lados. Como o objetivo das figuras é verificar se os alunos conseguem nomeá-las como quadriláteros, é possível projetar o slide.

Propósito: Relembrar o que são quadriláteros e abrir novos questionamentos que serão respondidos no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Induzir a atenção dos alunos nos quadriláteros apresentados. Questione os alunos:

  • Alguns dos quadriláteros apresentados possuem todos os lados paralelos?
  • Alguns dos quadriláteros apresentados possuem ângulos retos?
  • Alguns dos quadriláteros apresentam lados iguais?

Propósito: Preparar os alunos para a realização da atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos. Peça para juntarem as carteiras. Distribua as folhas com as diferentes circunferências (aqui), duas ou três tesouras para cada grupo, uma cola e uma cartolina. Fale que primeiramente que devem recortar todas as circunferências, explique como devem combinar as circunferências para que formem quadriláteros (aqui) e depois colar a figura formada na cartolina (siga o exemplo do documento anexado) para orientar os alunos.

Propósito: Combinar os raios das circunferências formando quadriláteros. De acordo com as circunferências escolhidas, os alunos irão formar quadriláteros com diferenças significativas, propiciando uma observação mais apurada dos mesmos.

Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal nº2

Atividade principal nº3

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Como essa atividade admite várias soluções, peça aos alunos para exporem as colagens feitas nas cartolinas. Este momento será usado para indagar os alunos sobre as diferenças dos quadriláteros montados nas combinações realizadas.

Observação: O slide apresenta as possíveis combinações feitas pelos alunos.

Para acessar o documento com as figuras, clique aqui.

Pergunte aos alunos:

  • Os lados dos quadriláteros montados são todos iguais?
  • As distâncias entre os lados sempre são as mesmas?
  • Possui lados paralelos?
  • Os ângulos dos quadriláteros devem ser sempre iguais?
  • É possível montar quadriláteros com ângulos diferentes?

Propósito: Usar os resultados na formulação dos questionamentos, que levarão aos alunos a levantar as hipóteses sobre quais são as características mais significativas nos quadriláteros que montaram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Através das respostas dos alunos às perguntas, demonstre a inter-relação entre algumas características dos quadriláteros apresentados.

Pergunte aos alunos:

  • As características apresentadas são únicas a um tipo de quadrilátero?
  • Existe um quadrilátero que pode ser considerado um paralelogramo, um retângulo e um losango ao mesmo tempo? Qual?

Propósito: Reconhecer que determinados quadriláteros podem apresentar características de outros quadriláteros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Aproveitando os resultados obtidos na Atividade Principal, podemos fazer a sistematização do conceito. Poderemos apresentar as diferenças entre os tipos de quadriláteros e nomeá-los ao mesmo tempo. Pode-se aproveitar as perguntas do slide anterior juntamente com as respostas (aqui).

Propósito: Compreender que diferenciamos os quadriláteros de acordo com as características observadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).

Orientações: Questione novamente os alunos sobre os diferentes quadriláteros observados. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

Propósito: Conscientizar os alunos de que eles devem “entender” as características dos quadriláteros para facilitar a memorização de seus nomes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).

Orientação: Neste ponto, confirme com os alunos se perceberam que os quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos pertencem à classe dos “paralelogramos”. Os trapézios pertencem à classe que leva seu nome. E todos os outros quadriláteros sem lados paralelos ficam em uma classe à parte. Peça que anotem as definições discutidas em seus cadernos.

Propósito: Verificar se os objetivos da aula foram alcançados (Reconhecer os diferentes quadriláteros de acordo com suas características).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e diga que deverá ser feita individualmente. Assim poderemos observar se os conceitos sobre quadriláteros foi compreendido corretamente.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Conceito

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientação: Entregue a atividade para os alunos e diga que deverá ser feita individualmente. Assim poderemos observar se os conceitos sobre quadriláteros foram compreendidos corretamente.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do Raio X.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano