Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.
Materiais complementares:
Referências para consulta
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Questione os alunos sobre qual o nome dos polígono com quatro lados. Como o objetivo das figuras é verificar se os alunos conseguem nomeá-las como quadriláteros, é possível projetar o slide.
Propósito: Relembrar o que são quadriláteros e abrir novos questionamentos que serão respondidos no decorrer da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Induzir a atenção dos alunos nos quadriláteros apresentados. Questione os alunos:
- Alguns dos quadriláteros apresentados possuem todos os lados paralelos?
- Alguns dos quadriláteros apresentados possuem ângulos retos?
- Alguns dos quadriláteros apresentam lados iguais?
Propósito: Preparar os alunos para a realização da atividade principal.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos. Peça para juntarem as carteiras. Distribua as folhas com as diferentes circunferências (aqui), duas ou três tesouras para cada grupo, uma cola e uma cartolina. Fale que primeiramente que devem recortar todas as circunferências, explique como devem combinar as circunferências para que formem quadriláteros (aqui) e depois colar a figura formada na cartolina (siga o exemplo do documento anexado) para orientar os alunos.
Propósito: Combinar os raios das circunferências formando quadriláteros. De acordo com as circunferências escolhidas, os alunos irão formar quadriláteros com diferenças significativas, propiciando uma observação mais apurada dos mesmos.
Materiais complementares:
Atividade principal
Atividade principal nº2
Atividade principal nº3
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Como essa atividade admite várias soluções, peça aos alunos para exporem as colagens feitas nas cartolinas. Este momento será usado para indagar os alunos sobre as diferenças dos quadriláteros montados nas combinações realizadas.
Observação: O slide apresenta as possíveis combinações feitas pelos alunos.
Para acessar o documento com as figuras, clique aqui.
Pergunte aos alunos:
- Os lados dos quadriláteros montados são todos iguais?
- As distâncias entre os lados sempre são as mesmas?
- Possui lados paralelos?
- Os ângulos dos quadriláteros devem ser sempre iguais?
- É possível montar quadriláteros com ângulos diferentes?
Propósito: Usar os resultados na formulação dos questionamentos, que levarão aos alunos a levantar as hipóteses sobre quais são as características mais significativas nos quadriláteros que montaram.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).
Orientações: Através das respostas dos alunos às perguntas, demonstre a inter-relação entre algumas características dos quadriláteros apresentados.
Pergunte aos alunos:
- As características apresentadas são únicas a um tipo de quadrilátero?
- Existe um quadrilátero que pode ser considerado um paralelogramo, um retângulo e um losango ao mesmo tempo? Qual?
Propósito: Reconhecer que determinados quadriláteros podem apresentar características de outros quadriláteros.
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Aproveitando os resultados obtidos na Atividade Principal, podemos fazer a sistematização do conceito. Poderemos apresentar as diferenças entre os tipos de quadriláteros e nomeá-los ao mesmo tempo. Pode-se aproveitar as perguntas do slide anterior juntamente com as respostas (aqui).
Propósito: Compreender que diferenciamos os quadriláteros de acordo com as características observadas.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).
Orientações: Questione novamente os alunos sobre os diferentes quadriláteros observados. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.
Propósito: Conscientizar os alunos de que eles devem “entender” as características dos quadriláteros para facilitar a memorização de seus nomes.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10).
Orientação: Neste ponto, confirme com os alunos se perceberam que os quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos pertencem à classe dos “paralelogramos”. Os trapézios pertencem à classe que leva seu nome. E todos os outros quadriláteros sem lados paralelos ficam em uma classe à parte. Peça que anotem as definições discutidas em seus cadernos.
Propósito: Verificar se os objetivos da aula foram alcançados (Reconhecer os diferentes quadriláteros de acordo com suas características).
Atividade de Raio X
Tempo previsto: 10 minutos (slides 11 e 12).
Orientação: Entregue a atividade para os alunos e diga que deverá ser feita individualmente. Assim poderemos observar se os conceitos sobre quadriláteros foram compreendidos corretamente.
Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do Raio X.