10536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria em imagens

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar a simetria em imagens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_15GEO08

Recursos
- Necessários: Atividades impressas ou compartilhadas pelo celular ou computador.
- Opcionais: Zoom; Google Meet; WhatsApp; Vídeos sobre simetria: Identificação de figuras simétricas | Matemática | Khan Academy; Simetria

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal parte 2 e nas Atividades complementares.

Atividade principal
As atividades propostas neste documento foram adaptadas para que os alunos possam realizar em suas casas, que para isso eles devem receber os documentos impressos ou enviados pela internet: Atividade principal parte 2 e as Atividades complementares.
Verifique antes de iniciar a aula se sabem sobre o conceito de simetria.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos apresente os vídeos sobre simetria sugeridos nos recursos; depois você pode utilizar o slide 2 e perguntar:
     - O que vocês perceberam em ambos os lados dessa borboleta?
Depois apresente a tela do seu computador com o slide 4, e peça para os alunos identificarem as figuras que têm simetria.
     - Qual dessas imagens você acha que possui simetria? Por quê?
Depois continue a exploração aplicando as demais atividades. Apresente as questões das atividades complementares, leia os enunciados e deixe que eles resolvam. Depois permita a socialização das respostas e produções dos desenhos simétricos.
Você pode encaminhar as imagens pelo whatsApp e trabalhar o conceito de simetria por lá. Depois encaminhe as atividades complementares e peça que os alunos reproduzam em seus cadernos. Os desenhos são simples e fáceis de fazer.

Discussão das soluções
Promova no grupo de whatsApp, ou em um momento síncrono, se este for o seu caso, uma discussão sobre as figuras simétricas encontradas nas atividades. Pergunte:
     - Quais as imagens que vocês circularam que possuem simetria?
     - Por que essas não são simétricas? Como soube analisar?
Depois peça para os alunos tirarem foto de seus desenhos e socializar com a turma. Se você tiver enviado as atividades impressas para seus alunos, reúna alguns dos desenhos feitos por eles, tire cópias e encaminhe junto com a devolutiva das tarefas. Assim estará valorizando a criatividade deles e apresentando outras possibilidades de simetria.

Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos o que são figuras simétricas. Pergunte para a turma:
     - O que vocês aprenderam sobre imagens com simetria?
     - Acharam fácil identificar uma imagem com simetria?
Depois apresente o conceito que está no slide 7 e sistematize a aprendizagem da aula. Você pode enviar no grupo de whatsApp, ou impresso junto com a devolutiva das tarefas.

Convite às famílias
Envie um convite aos familiares para apoiarem seus filhos na realização desta atividade, pode ser por meio de um áudio ou por um pequeno texto enviado junto com a tarefa. Explique o objetivo da atividade e peça que incentivem e valorizem a criatividade dos alunos. Encaminhe também os links sugeridos nos recursos e diga que podem assistir os vídeos sobre simetria junto com seus filhos. Pode ser um momento divertido e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_15GEO08

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas