10536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Simetria em imagens

POR: Cibele Cristina Escudero 17/07/2018
Código: MAT2_15GEO08

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar a simetria em imagens.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Vocês já escutaram falar em imagens com simetria?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Cibele Diogo Kimura.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar a simetria em imagens.

Conceito-chave

Simetria em imagens.

Conhecimentos prévios

Saber reconhecer a semelhança e diferença em ambos os lados das imagens.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha;
  • Folha de sulfite em branco;
  • Guache e pincel;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.
  • Caso eles não reconheçam a simetria o espelho quadrado de bolsa.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula e peça que observem a borboleta e a linha tracejada. Peça que relatem o que estão observando em ambos os lados. Verifique se eles percebem que os lados são iguais.

Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos adquiridos e que serão abordados durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam em ambos os lados?

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Leia o slide para os alunos, se não for possível, coloque as orientações no quadro, em seguida contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize uma folha de sulfite e guache com três cores e pincel para cada dupla.

Explique que eles irão fazer uma dobra marcando o meio da folha. Posteriormente irão, com as três cores do guache, fazer um desenho em um dos lados da folha e dobrar a folha passando a mão por cima, a fim de espalhar o desenho, pois irá formar como um “borrão”. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão fazendo o desenho, se estão respeitando o meio da folha. Após essa etapa eles irão abrir a folha e observar e relatar quais as figuras que ficaram registradas e suas semelhanças.

Propósito: Fazer com que os alunos comecem a perceber os dois lados da figuras são iguais, ou seja, são simétricos.

Discuta com a turma:

  • Após ter realizado o desenho, que figura formou?
  • Como ficou o desenho de cada lado do papel?
  • Você saberia me dizer como será que devo chamar a dobra do papel separando ambos os desenhos? (Nesse momento importante o aluno perceber que a dobra trata-se do eixo de simetria)
  • Qual semelhança vocês encontraram?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha da atividade com as imagens e peça que eles identifiquem as imagens que possuem simetria, ou seja, que ambas as partes coincidir quando colocadas uma sobre a outra.

Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão fazendo para identificar o desenho já que não estão dobrando a folha. Após essa etapa eles irão socializar com a classe as imagens que eles identificaram como simétrica.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem as imagens simétricas.

Discuta com a turma:

  • Qual dessas imagens você acha que possui simetria? Por que?
  • Mostre para a turma onde está a simetria da figura.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após a construção das imagens com o guache e a análise das figuras na folha, que eles consigam identificar a simetria em imagens.

Parte 1: A professora poderá montar um painel com as imagens desenhadas com o guache e pedir que alguns expliquem o que desenharam e mostrar a simetria do desenho. Peça que observem as imagens e verifiquem se em todas as folhas está mostrando que de um lado ficou igual ao outro, ou seja , o desenho ficou simétrico.

Parte 2: Após circularem os desenhos com simetria, escolha duplas que tenham realizado a atividade de maneira diferente e leve para o quadro a discussão, questionando o porquê circularam desenhos diferentes. Realize a comparação, a fim de que eles percebam as semelhanças quando são figuras simétricas.

OBS: Caso ainda assim algum aluno tenha dificuldade em verificar a simetria, o professor poderá disponibilizar um espelho quadrado ( de bolsa) para que eles coloquem exatamente ao centro da imagem e com isso irão ver a imagem simétrica refletida no espelho.

Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar imagens com simetria.

Discuta com a turma:

Parte 1:

  • Como ficou o desenho de cada lado do papel?
  • Você saberia me dizer como será que devo chamar a dobra do papel separando ambos os desenhos?
  • Os dois lados mostrou semelhanças ou diferenças?

Parte 2:

  • Quais as imagens que vocês circularam que possuem simetria?
  • Por que essas não são simétricas? Como você soube analisar?
  • Por que teve dupla que circulou imagens diferentes?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Este momento deverá ser realizado coletivamente. A professora, juntamente com a colaboração das informações dos alunos, irá apresentar no quadro como sabemos que a imagem é simétrica. Deverá ir conduzindo o registro de forma a mostrar os conceitos e linguagem matemática que eles deverão assimilar, ou seja, que uma imagem possui simetria quando dividida em partes, e que as partes deve coincidir perfeitamente quando uma sobre a outra.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que vem a ser simetria em imagens.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam com relação a simetria de imagens?
  • Encontramos figuras simétricas em diferentes ambientes? Cite pelo menos dois ambientes.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o são figuras com simetria.

Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar imagens com simetria e compreendam que elas não se deformam..

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam sobre imagens com simetria?
  • Acharam fácil identificar uma imagem com simetria?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação para o professor: Contextualize os alunos que anteriormente eles analisaram imagens com simetria em duplas e que agora a atividade será realizada individualmente. Leia o enunciado para os alunos e distribua a folha com as imagens.

Oriente que nesta atividade, eles deverão circular as imagens que possuem simetria. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo diferenciar as figuras com simetria e sem simetria e como estão realizando essa análise.

Esse momento é importante para o professor perceber se eles compreenderam o conteúdo. Verifique se houve resolução diferente. Caso haja, separe um momento para colocar as imagens no quadro e discutir com a classe as diferentes resoluções.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem e identificam figuras com simetria.

Discuta com os alunos:

  • Como vocês separaram as figuras?
  • Quais diferenças vocês perceberam entre elas?
  • Como vocês identificaram a simetria?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Cibele Diogo Kimura.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar a simetria em imagens.

Conceito-chave

Simetria em imagens.

Conhecimentos prévios

Saber reconhecer a semelhança e diferença em ambos os lados das imagens.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha;
  • Folha de sulfite em branco;
  • Guache e pincel;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.
  • Caso eles não reconheçam a simetria o espelho quadrado de bolsa.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes