10535
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Casa: plantas e roteiros

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Planta baixa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Antunes Caregnato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_14GEO03

Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos (WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno; folhas de sulfite.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre planta baixa. Pergunte se sabem o que é planta baixa e esclareça que representa a forma plana dos espaços, porém sempre com a visão de cima. Depois solicite aos alunos que façam a planta baixa de suas casas. Explique que devem representar os ambientes da casa através de desenhos das divisões internas dela. Faça as perguntas para ajudar nas ações:
     - Como é sua casa, grande ou pequena?
     - O que tem em frente ou atrás dela?
     - Quais as formas que ela possui?
     - Ela se parece com alguma figura geométrica espacial?
     - Como ela é vista de cima? E como ela é por dentro?
     - Quantos cômodos têm a sua casa?
Se você estiver enviando tarefas impressas aos seus alunos ou usando a sala de aula do Google, encaminhe os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Permita que os desenhos sejam socializados para que apreciem as produções dos colegas e façam comparações. Eles poderão enviar fotos dos seus desenhos no grupo de whatsApp. Faça questionamentos para que eles analisem juntamente como reproduziram os ambientes. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Você pode dar todas as orientações no grupo, ou se não for possível, elabore consignas com as ações que os alunos precisam fazer e entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você. As demais questões levantadas nesta etapa podem ser respondidas pelo aluno por escrito ou via Google Documentos, com inserções de registros fotográficos desse momento (caso seja possível).

Discussão das soluções
Permita que a turma observe os desenhos dos colegas e peça que analisem as plantas baixas fazendo questionamentos. Será possível confrontar as diferenças entre as plantas baixas e para isso, peça que enviem imagens de seus desenhos e expliquem como está organizada a planta baixa da sua casa. Faça as perguntas:
     - Onde fica a entrada da casa?
     - Conseguiram desenhar na planta todos os cômodos listados?
     - Vocês acham que alguma representação está diferente? Explique.

Se você não tiver acesso pelo WhatsApp com seus alunos, você pode devolver os desenhos que fizeram com problematizações que os façam pensar sobre a situação, e se for seu caso, via Google Documentos, usando os comentários.

Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade retomando a questão de vistas ao representar uma planta baixa. Destaque a visão vertical na elaboração de planta baixa. Ressalte que planta baixa é uma forma de representação de um espaço visto de cima. Use os textos dos slides 7 e 8. Pode enviar impressos junto com a devolutiva da tarefa, ou escrevê-los nos comentários.

Raio x
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula, isto é, verificar se o objetivo foi alcançado. Encaminhe o slide 9 aos alunos usando o meio de comunicação que for possível. Você também pode imprimir o documento com a atividade do Raio X. Peça que leiam e interpretem o enunciado fazendo a representação de casas de tamanhos diferentes em forma de planta baixa, e depois enviem os desenhos para você avaliar.

Convite às famílias
Convide a família a participar junto aos alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto às atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_14GEO03

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas