10534
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - A corrida sobre prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6°ano do Fundamental sobre Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_14GEO07

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal 
Você pode propor uma sala de aula invertida. Ou seja, você disponibiliza com antecedência para os alunos os slides (4 a 7) ou o arquivo da “Atividade Principal”.  Oriente-os quanto a regra: Duas formigas disputam um torrão de açúcar. Ganhará a formiga que chegar primeiro até o torrão, mas, elas só podem deslocar sobre as arestas dos poliedros. Você pode enviar pelo WhatsApp. Deixe algumas perguntas para que eles pensem durante a análise do percurso da formiga: a) O que alterou da 1ª para a 2ª? b)Será que as diferenças entre prismas e pirâmides podem ajudar a solucionar o problema? c)Qual estratégia você utilizou para analisar as rodadas? Como pensaram? d)Houve algum empate? e) Como podemos descrever esses resultados? Solicite que os alunos façam um cartaz ou registrem no caderno a forma como pensaram para compartilhar e/ou enviem antes para você. Diga que o intuito é discutir as diferentes ideias. No dia da aula marcada (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) você compartilha a tela com os possíveis registros dos alunos e/ou com as soluções a serem discutidas. É importante que eles percebam a importância das relações estabelecidas com o molde do cubo para iniciar a aula. Compartilhe o slide 4 e peçam que os alunos pensem quais cores Catarina deve pintar a caixinha para mostrar a cliente. Dê um tempo para que eles pintem a “caixinha” e mostrem e/ou enviem a você pelo WhatsApp. Diga a eles que se quiserem, podem manipular a caixa, testar para ver se dá certo. Deixe-os à vontade. Questione: Será possível a cliente ver as três cores após a caixinha ser montada olhando apenas de frente? E de cima? Será que se a caixa fosse de outro poliedro, a cliente conseguiria ver as três cores?

Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Você pode indicar aos alunos que possuem acesso à internet a assistir ao vídeo: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/basic-geometry-surface-area/v/nets-of-polyhedra

Encerramento (adaptado)

Proponha aos alunos que façam a planificação de outro prisma e de uma pirâmide. Em seguida, observar a vista frontal, lateral e a superior para verificar quais faces aparecem. Você pode sugerir que eles organizem essas informações em uma tabela. 

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_14GEO07

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas