10534
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A corrida sobre prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6°ano do Fundamental sobre Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas envolvendo os elementos  conceituais de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa, cartolina ou outro papel para confecção dos cartazes, régua, canetinha.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.









Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Retomada select-down

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Professor aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Materiais complementares:

Resolução da atividade de retomada

Atividade principal (slides 4 a 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Notas ao professor

Atividade principal (slides 4 a 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Atividade principal (slides 4 a 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Atividade principal (slides 4 a 7) select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.

Professor, para otimizar o tempo, após a apresentação do primeiro grupo você poderá convidar os grupos que chegaram a conclusões diferentes para acrescentarem suas considerações.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Como vocês escreveram as respostas usando termos matemáticos? Como pensaram?
  • Na 3ª etapa ocorreu empate novamente? Qual resultado vocês encontraram?
  • Alguém poderia justificar o resultado encontrado na 3ª rodada?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas envolvendo os elementos  conceituais de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa, cartolina ou outro papel para confecção dos cartazes, régua, canetinha.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.








Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Professor aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Materiais complementares:

Resolução da atividade de retomada

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Notas ao professor

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor divida a turma em grupos. Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Professor imprima apenas uma folha de atividade para cada grupo, pois, assim eles terão que desenvolver a atividade coletivamente.

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Podem explicar como interpretaram cada rodada?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.

Professor, para otimizar o tempo, após a apresentação do primeiro grupo você poderá convidar os grupos que chegaram a conclusões diferentes para acrescentarem suas considerações.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Como vocês escreveram as respostas usando termos matemáticos? Como pensaram?
  • Na 3ª etapa ocorreu empate novamente? Qual resultado vocês encontraram?
  • Alguém poderia justificar o resultado encontrado na 3ª rodada?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano