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Plano de aula - Diferenças Iguais I

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer que, quando se soma o mesmo número aos dois termos de uma subtração, a diferença permanece a mesma.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Reconhecer que, quando se soma o mesmo número aos dois termos de uma subtração, a diferença permanece a mesma.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional);
  • Lápis e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • No cálculo apresentado pela primeira menina, realmente é necessário fazer reagrupamentos?
  • O cálculo apresentado pela segunda menina necessita de reagrupamento?
  • Será que realmente os dois cálculos dão o mesmo resultado?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)

Orientações: Debata com os alunos sobre como saber se a segunda menina está correta. Não é necessário que os alunos cheguem a alguma conclusão neste momento, pois a aula servirá justamente para responder a essa questão.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer para saber se os resultados dos dois cálculos são iguais?
  • Por que será que o resultado é o mesmo se os números são tão diferentes? Será que são tão diferentes assim? (Após verificarem que o resultado é igual)

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)

Orientações: Entregue a atividade impressa ou projete os slides. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e as respostas das duas perguntas abaixo dos cálculos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram nos resultados da primeira coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da primeira coluna?
  • O que vocês observaram nos resultados da segunda coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da segunda coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?
  • O que vocês observaram nos resultados da terceira coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da terceira coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna e na segunda? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)

Orientações: Mostre este slide somente após ter garantido a discussão da atividade do slide anterior. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, destacando que devem utilizar o que foi discutido na atividade anterior. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e especialmente suas estratégias para chegar aos resultados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as estratégias de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.

Discuta com a turma:

  • O que foi que discutimos na atividade anterior?
  • Como essa discussão pode nos ajudar aqui? O que devemos observar nesses cálculos dessa nova atividade?
  • Será que é possível chegar ao resultado sem realizar efetivamente cada um dos cálculos propostos?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Converse com os alunos sobre quais foram as estratégias utilizadas para resolver as subtrações (algoritmo ou cálculo mental). Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Para resolver os cálculos a primeira coluna vocês utilizaram o algoritmo ou o cálculo mental? E na segunda coluna?
  • Na terceira coluna eram todos os cálculos que eram facilmente resolvidos com cálculo mental? Em algum vocês precisaram utilizar o algoritmo?
  • O que vocês observam no minuendo e subtraendo para decidir a melhor estratégia de cálculo?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Os alunos podem perceber que do primeiro para o terceiro cálculo, somou-se 7 aos dois termos, ou que, do primeiro ao quinto somou-se 17. O importante é que percebam que, o número que se soma ao minuendo, é o mesmo que se soma ao subtraendo para a diferença permanecer igual. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Questione com os alunos como a observação feita anteriormente pode ajudar aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Será que nessas subtrações ocorre o mesmo que vimos anteriormente? O que devemos observar para saber isso?
  • Vocês já observaram os minuendos e os subtraendos de cada quadro? Há alguma relação entre eles?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Descubra com os alunos o que mudou nos minuendos e subtraendos de cada quadro e no que isso implica para o resultado.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Se em cada quadro, são acrescentados os mesmos números aos minuendos e subtraendos, o que podemos concluir sobre os resultados dessas subtrações?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia para calcular os resultados de subtrações.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Reconhecer que, quando se soma o mesmo número aos dois termos de uma subtração, a diferença permanece a mesma.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional);
  • Lápis e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)

Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • No cálculo apresentado pela primeira menina, realmente é necessário fazer reagrupamentos?
  • O cálculo apresentado pela segunda menina necessita de reagrupamento?
  • Será que realmente os dois cálculos dão o mesmo resultado?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.(slides 3 e 4)

Orientações: Debata com os alunos sobre como saber se a segunda menina está correta. Não é necessário que os alunos cheguem a alguma conclusão neste momento, pois a aula servirá justamente para responder a essa questão.

Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer para saber se os resultados dos dois cálculos são iguais?
  • Por que será que o resultado é o mesmo se os números são tão diferentes? Será que são tão diferentes assim? (Após verificarem que o resultado é igual)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)

Orientações: Entregue a atividade impressa ou projete os slides. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e as respostas das duas perguntas abaixo dos cálculos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram nos resultados da primeira coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da primeira coluna?
  • O que vocês observaram nos resultados da segunda coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da segunda coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?
  • O que vocês observaram nos resultados da terceira coluna?
  • O que vocês observaram nos minuendos e subtraendos da terceira coluna? A observação foi exatamente a mesma do que aconteceu na primeira coluna e na segunda? O que aconteceu que foi igual? O que aconteceu que foi diferente?

Materiais complementares

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 5 e 6)

Orientações: Mostre este slide somente após ter garantido a discussão da atividade do slide anterior. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, destacando que devem utilizar o que foi discutido na atividade anterior. Em seguida, deixe que discutam com um colega seus resultados e especialmente suas estratégias para chegar aos resultados. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as estratégias de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos vejam um padrão: quando ao minuendo e subtraendo são acrescidos o mesmo número, o resultado continua o mesmo.

Discuta com a turma:

  • O que foi que discutimos na atividade anterior?
  • Como essa discussão pode nos ajudar aqui? O que devemos observar nesses cálculos dessa nova atividade?
  • Será que é possível chegar ao resultado sem realizar efetivamente cada um dos cálculos propostos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Converse com os alunos sobre quais foram as estratégias utilizadas para resolver as subtrações (algoritmo ou cálculo mental). Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Para resolver os cálculos a primeira coluna vocês utilizaram o algoritmo ou o cálculo mental? E na segunda coluna?
  • Na terceira coluna eram todos os cálculos que eram facilmente resolvidos com cálculo mental? Em algum vocês precisaram utilizar o algoritmo?
  • O que vocês observam no minuendo e subtraendo para decidir a melhor estratégia de cálculo?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos o que aconteceu com os minuendos e subtraendos. Os alunos podem perceber que do primeiro para o terceiro cálculo, somou-se 7 aos dois termos, ou que, do primeiro ao quinto somou-se 17. O importante é que percebam que, o número que se soma ao minuendo, é o mesmo que se soma ao subtraendo para a diferença permanecer igual. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Questione com os alunos como a observação feita anteriormente pode ajudar aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Será que nessas subtrações ocorre o mesmo que vimos anteriormente? O que devemos observar para saber isso?
  • Vocês já observaram os minuendos e os subtraendos de cada quadro? Há alguma relação entre eles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Descubra com os alunos o que mudou nos minuendos e subtraendos de cada quadro e no que isso implica para o resultado.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Se em cada quadro, são acrescentados os mesmos números aos minuendos e subtraendos, o que podemos concluir sobre os resultados dessas subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 7 a 14)

Orientações: Retome com os alunos o que foi observado até aqui.

Propósito: Discutir a solução dos alunos e encontrar padrões nas subtrações apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia para calcular os resultados de subtrações.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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