Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).
Objetivos específicos
- Conhecer os principais tipos de ângulos (retos, agudos e obtusos).
- Introduzir o conceito de ângulo.
Conceito-chave
Ângulos, tipos de ângulos.
Recursos necessários
- Imagens de prédios, casas e carros e que sejam visualizados os tipos de ângulos;
- Folhas impressas das atividades;
- Folhas de sulfite;
- Lápis de cor;
- Multimídia, ( opcional ).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler o objetivo da aula para alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma..
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula fazendo as perguntas quanto ao conhecimento que eles têm sobre ângulos. Explore a sala de aula, as janelas, os cantos dos quadros, das carteiras ... Brinque com a abertura da porta, mostrando que pode ter abertura maior ou menor. Em seguida, apresente as imagens apresentadas neste slide, se for possível, ou traga as imagens impressas destas ou de outras figuras, para que os alunos possam visualizar e identificar os ângulos. Neste primeiro momento, o importante é que eles percebam que as aberturas dos ângulos são diferentes. Não é necessário apresentar o nome deles. Instigue-os a identificar os diferentes ângulos presentes nas imagens.
Propósito: Identificar os ângulos nas imagens apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que objetos podemos identificar ângulos aqui em nossa sala de aula?
- Que tipo de ângulo encontramos no prédio? Em que partes dele podemos identificar este ângulo?
- E na casa há apenas um tipo de ângulo? Em que partes da casa você conseguiu percebê-los?
- No carro há os três tipos de ângulos. Você consegue identificá-los?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)
Orientação: Antes de iniciar esta atividade, introduza o conceito dos tipos de ângulos aos seus alunos. Mostre exemplos, utilizando o próprio transferidor, em imagens e objetos do cotidiano, levando-os a perceber os ângulos presentes nestas situações. É importante que os alunos tenham em mente que o ângulo é uma figura formada a partir de duas retas que têm um ponto em comum. Depois, entregue a atividade impressa aos alunos. Oriente-os a circularem todos os ângulos que encontrarem, de acordo com o conceito aprendido sobre cada um. Reforce que os ângulos recebem diferentes nomes de acordo com os graus de sua abertura. Inicie pelo reto, 90 graus, depois diga que quando for menor do que 90 graus recebe o nome de agudo e quando for maior que 90 graus, recebe o nome de obtuso. Em seguida, convide os alunos a darem uma volta pelo pátio da escola para identificarem ângulos. Já no pátio, estimule-os a observarem a arquitetura, muros, os móveis do refeitório, a natureza em si. De volta à sala de aula, distribua folhas de sulfite aos alunos. Peça que em duplas conversem sobre o que viram e representem através de desenhos, identificando os ângulos presentes, atribuindo nome conforme a sua abertura.
Propósito: Reforçar o conceito dos tipos de ângulos, localizando-os na imagem e reconhecendo-os no ambiente escolar.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos de 90 graus vocês conseguem encontrar na imagem, olhando rapidamente?
- Onde mais podemos encontrar ângulos retos, em nosso cotidiano?
- Vamos lá para fora, ver se identificamos ângulos em nosso ambiente escolar?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)
Orientação: Antes de iniciar esta atividade, introduza o conceito dos tipos de ângulos com seus alunos. Mostre exemplos, utilizando o próprio transferidor, em imagens e objetos do cotidiano, levando-os a perceber os ângulos presentes nestas situações. É importante que os alunos tenham em mente que o ângulo é uma figura formada a partir de duas retas que têm um ponto em comum. Depois, entregue a atividade impressa aos alunos. Oriente-os a circularem todos os ângulos que encontrarem, de acordo com o conceito aprendido sobre cada um. Peça que alguns alunos apresentem a resolução para a turma. Neste momento, utilize a nomenclatura correta dos ângulos. Reforce que os ângulos recebem diferentes nomes de acordo com os graus de sua abertura. Inicie pelo reto, 90 graus, depois diga que quando for menor do que 90 graus recebe o nome de agudo e quando for maior que 90 graus, recebe o nome de obtuso. Em seguida, convide os alunos a darem uma volta pelo pátio da escola para identificarem ângulos. Já no pátio, estimule-os a observarem a arquitetura, muros, os móveis do refeitório, a natureza em si. De volta à sala de aula, peça que em duplas conversem sobre o que viram e representem através de desenhos, e identifiquem os ângulos, atribuindo nomes conforme as suas aberturas.
Propósito: Reforçar o conceito dos tipos de ângulos, localizando-os na imagem e reconhecendo-os no ambiente escolar.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos de 90 graus vocês conseguem encontrar na imagem, olhando rapidamente?
- Onde mais podemos encontrar ângulos retos, em nosso cotidiano?
- Vamos lá para fora, ver se identificamos ângulos em nosso ambiente escolar?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Promova uma discussão a respeito da resolução da atividade impressa. Os alunos devem mostrar os ângulos circulados com suas cores respectivas. Neste momento, eles devem utilizar a nomenclatura correta dos ângulos. Em seguida, peça que as duplas mostrem seus desenhos feitos à partir da observação no pátio da escola, e identifiquem os ângulos representados nas imagens. No slide você tem um exemplo de desenho, porém deve valorizar os de seus alunos. Após as apresentações, disponibilize a exposição em mural, dando créditos aos autores.
Propósito: Compartilhar as representações de ângulos, diferenciando-os pelo grau de abertura.
Discuta com a turma:
- Quais ângulos Marli e Taísa marcou no desenho?
- Você consegue identificar mais ângulos retos e agudos na figura?
- Há na figura ângulo obtuso? Você consegue marcá-lo?
Materiais complementares:
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slide 7 e 8 )
Orientação: Projete este slide, se possível, ou escreva no quadro, colocando os exemplos de cada ângulo. Peça que os alunos registrem em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar as principais características de cada tipo de ângulo.
Discuta com a turma:
- Cite exemplos de objetos que conseguimos ver ângulos agudos.
- Em quais horas do relógio, conseguimos ver o ângulo reto?
- Onde você consegue ver o ângulo obtuso?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slide 7 e 8 )
Orientação: Projete este slide, se possível, ou escreva no quadro, colocando os exemplos de cada ângulo. Peça que os alunos registrem em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar as principais características de cada tipo de ângulo.
Discuta com a turma:
- Cite exemplos de objetos que conseguimos ver ângulos agudos.
- Em quais horas do relógio, conseguimos ver o ângulo reto?
- Onde você consegue ver o ângulo obtuso?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos na aula, por meio de conversa e questionamentos.
Propósito: Reforçar os conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Ficou claro o que são ângulos?
- Qual dos três tipos você consegue visualizar com mais facilidade?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entrega a atividade impressa aos alunos e peça que representem nos geoplanos os tipos de ângulos estudados. Deixe que realizem sozinhos, pois este é o momento de avaliar a aprendizagem da aula.
Propósito: Desenhar os tipos de ângulos nos geoplanos, identificando a diferença entre os três.
Materiais complementares: