10531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cálculo mental com tabuada

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Desenvolver a destreza do cálculo mental na multiplicação.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA03 - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Desenvolver a destreza do cálculo mental na multiplicação.

Conceito-chave

Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar a atividade.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • De que forma ter domínio da tabuada decorada pode facilitar o cálculo de forma rápida?
  • Vocês acham que poderão ter dificuldades no tema. Por que?

Propósito: Apresentar o conteúdo a ser explorado na aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Deixe que tentem calcular sozinhos , depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar às respostas .

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Explique aos alunos que somente os números que tocam a margem podem representar o final da sequência das tabuadas. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui a solução é única. Para acessar a resolução desta atividade, clique AQUI.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos as possibilidades encontradas e se são realmente menores. Convide alunos a relatar oralmente as suas soluções. Discuta com eles outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Por que uma sequência é menor que a outra?
  • É possível encontrar alguma relação entre os números na letra (F)?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que ter a tabuada na memória é um recurso facilitador do cálculo mental.

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA03 - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Desenvolver a destreza do cálculo mental na multiplicação.

Conceito-chave

Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar a atividade.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • De que forma ter domínio da tabuada decorada pode facilitar o cálculo de forma rápida?
  • Vocês acham que poderão ter dificuldades no tema. Por que?

Propósito: Apresentar o conteúdo a ser explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Deixe que tentem calcular sozinhos , depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar às respostas .

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Explique aos alunos que somente os números que tocam a margem podem representar o final da sequência das tabuadas. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui a solução é única. Para acessar a resolução desta atividade, clique AQUI.

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos as possibilidades encontradas e se são realmente menores. Convide alunos a relatar oralmente as suas soluções. Discuta com eles outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Por que uma sequência é menor que a outra?
  • É possível encontrar alguma relação entre os números na letra (F)?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que ter a tabuada na memória é um recurso facilitador do cálculo mental.

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano