Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Dyone Andrade
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA03 - Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Desenvolver a destreza do cálculo mental na multiplicação.
Conceito-chave
Calcular mentalmente as operações a fim de solucionar a atividade.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
- De que forma ter domínio da tabuada decorada pode facilitar o cálculo de forma rápida?
- Vocês acham que poderão ter dificuldades no tema. Por que?
Propósito: Apresentar o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Deixe que tentem calcular sozinhos , depois dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar às respostas .
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente seus alunos a calcularem mentalmente as multiplicações seguindo a sequência da tabuada até chegarem a outra margem. Explique aos alunos que somente os números que tocam a margem podem representar o final da sequência das tabuadas. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)
Orientação: Aqui a solução é única. Para acessar a resolução desta atividade, clique AQUI.
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 6 e 7)
Orientação: Aqui haverá muitos resultados possíveis diferentes. Discuta com os alunos as possibilidades encontradas e se são realmente menores. Convide alunos a relatar oralmente as suas soluções. Discuta com eles outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Por que uma sequência é menor que a outra?
- É possível encontrar alguma relação entre os números na letra (F)?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Correlacione o conceito com a atividade principal da aula. Leve os alunos a perceberem que ter a tabuada na memória é um recurso facilitador do cálculo mental.
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Raio x
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.
Materiais Complementares:
Resolução das atividades complementares