Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição.
Objetivos específicos
Realizar cálculos de adição utilizando o algoritmo convencional
Conceito-chave
Algoritmo da adição.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Atividades impressas.
- Ábaco e argolas coloridas (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Retome com os alunos como representar as propriedades do sistema de numeração decimal em um ábaco. O que representam as hastes e as argolinhas, assim como o valor posicional dos numerais.
Propósito: Recordar com os alunos as propriedades do sistema de numeração decimal e as representações de um ábaco.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram um ábaco como esse?
- O que representam estas hastes?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como representar numerais com o ábaco?
Atividade principal (slides de 4 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a atividade e peça para que os alunos reflitam sobre a forma como a resolução da operação é apresentada com a utilização do ábaco. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Você pode demonstrar a atividade com o ábaco, ou somente apresentando as ilustrações.
Para responderem as questões, peça para que considerem os conhecimentos que já possuem sobre o conceito da adição com reagrupamentos e as propriedades do sistema de numeração decimal. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão respondendo as questões, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e resolvam o problema utilizando o conceito da adição com reagrupamentos e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Observe como Pedro realizou a operação.
- Como ele compôs os numerais no ábaco?
- Como o ábaco o ajudou na resolução da operação?
- Pedro possuía apenas 10 argolinhas que representam as unidades. O que ele fez para conseguir realizar a adição?
- Qual foi a estratégia utilizada por Pedro?
Materiais Complementares:
Atividade principal (slides de 4 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a atividade e peça para que os alunos reflitam sobre a forma como a resolução da operação é apresentada com a utilização do ábaco. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Você pode demonstrar a atividade com o ábaco, ou somente apresentando as ilustrações.
Para responderem as questões, peça para que considerem os conhecimentos que já possuem sobre o conceito da adição com reagrupamentos e as propriedades do sistema de numeração decimal. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão respondendo as questões, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e resolvam o problema utilizando o conceito da adição com reagrupamentos e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Observe como Pedro realizou a operação.
- Como ele compôs os numerais no ábaco?
- Como o ábaco o ajudou na resolução da operação?
- Pedro possuía apenas 10 argolinhas que representam as unidades. O que ele fez para conseguir realizar a adição?
- Qual foi a estratégia utilizada por Pedro?
Atividade principal (slides de 4 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a atividade e peça para que os alunos reflitam sobre a forma como a resolução da operação é apresentada com a utilização do ábaco. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Você pode demonstrar a atividade com o ábaco, ou somente apresentando as ilustrações.
Para responderem as questões, peça para que considerem os conhecimentos que já possuem sobre o conceito da adição com reagrupamentos e as propriedades do sistema de numeração decimal. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão respondendo as questões, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e resolvam o problema utilizando o conceito da adição com reagrupamentos e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Observe como Pedro realizou a operação.
- Como ele compôs os numerais no ábaco?
- Como o ábaco o ajudou na resolução da operação?
- Pedro possuía apenas 10 argolinhas que representam as unidades. O que ele fez para conseguir realizar a adição?
- Qual foi a estratégia utilizada por Pedro?
Atividade principal (slides de 4 a 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Introduza a atividade e peça para que os alunos reflitam sobre a forma como a resolução da operação é apresentada com a utilização do ábaco. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Você pode demonstrar a atividade com o ábaco, ou somente apresentando as ilustrações.
Para responderem as questões, peça para que considerem os conhecimentos que já possuem sobre o conceito da adição com reagrupamentos e as propriedades do sistema de numeração decimal. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão respondendo as questões, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e resolvam o problema utilizando o conceito da adição com reagrupamentos e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Observe como Pedro realizou a operação.
- Como ele compôs os numerais no ábaco?
- Como o ábaco o ajudou na resolução da operação?
- Pedro possuía apenas 10 argolinhas que representam as unidades. O que ele fez para conseguir realizar a adição?
- Qual foi a estratégia utilizada por Pedro?
Painel de soluções (Slides de 8 a 10)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como resolveram a operação utilizando o algoritmo convencional. Caso haja respostas diferentes, convide estes alunos para que demonstrem a forma como pensaram a resolução da operação e permita que a turma chegue a um consenso sobre a resposta correta.
É esperado que os alunos percebam que na situação apresentada, Pedro não considerou a dezena obtida com a troca das unidades na adição da ordem das dezenas.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a forma como pensaram.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Qual a diferença entre o resultado obtido pela turma e o resultado obtido por Pedro?
- Qual foi o erro que ele cometeu?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 8 a 10)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como resolveram a operação utilizando o algoritmo convencional. Caso haja respostas diferentes, convide estes alunos para que demonstrem a forma como pensaram a resolução da operação e permita que a turma chegue a um consenso sobre a resposta correta.
É esperado que os alunos percebam que na situação apresentada, Pedro não considerou a dezena obtida com a troca das unidades na adição da ordem das dezenas.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a forma como pensaram.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Qual a diferença entre o resultado obtido pela turma e o resultado obtido por Pedro?
- Qual foi o erro que ele cometeu?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Painel de soluções (Slides de 8 a 10)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como resolveram a operação utilizando o algoritmo convencional. Caso haja respostas diferentes, convide estes alunos para que demonstrem a forma como pensaram a resolução da operação e permita que a turma chegue a um consenso sobre a resposta correta.
É esperado que os alunos percebam que na situação apresentada, Pedro não considerou a dezena obtida com a troca das unidades na adição da ordem das dezenas.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a forma como pensaram.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
- Qual a diferença entre o resultado obtido pela turma e o resultado obtido por Pedro?
- Qual foi o erro que ele cometeu?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução..
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade chamando a atenção dos alunos para a utilização correta dos reagrupamentos durante a realização das operações com o algoritmo convencional.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da adição.
Materiais Complementares: