10527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Montando o Quadrado da Soma

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Montando o Quadrado da Soma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Código do plano
MAT8_09ALG04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
´O Aquecimento propõe uma situação para fazer agrupamentos de termos comuns. Pode ser interessante iniciar com as ideias centrais dessa atividade para expandir para a Atividade Principal. Mas, você pode optar por suprimir o Aquecimento e priorizar somente a Atividade Principal.

Atividade principal
Embora a atividade principal trate da montagem de uma ‘quebra cabeça’, é perfeitamente possível fazer com os alunos, desde que fique claro para eles, o objetivo da questão. Por isso, grave um áudio ou vídeo orientativo com informações para realização da questão. Encaminhe para a turma, via WhatsApp, a versão impressa (que pode ser copiada pelos aluno). Você pode indicar os tamanhos para os alunos desenharem, se não puderem imprimir. Solicite que os alunos encaminhem as produções para discussão (eles podem tirar foto ou print). Após as discussões, você pode usar as atividades complementares e Raio X como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de álgebra. Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra 

Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos e selecione alguns pontos relevantes para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos cometidos nas respostas. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Proponha a realização também do Raio X e atividades complementares para ampliar as aprendizagens.

Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o. Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/ 

Sistematização
xxx

Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos.

Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Pode ser discutido como se calcularia a área de um quadrilátero, na prática. Pode ser considerado um quarto, uma sala, um terraço. Muitas pessoas não letradas são capazes de fazer essa discussão e de apresentar boas estratégias, como por exemplo na construção civil. Pode-se, inclusive, generalizar.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_09ALG04

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas