Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos Específicos
Explorar e reconhecer o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.
Conceito-chave
Quadrado da soma e quadrado da diferença - produtos notáveis.
Recursos Necessários
- Lápis
- Papel
- Cartolina
- Tesoura
- Atividade impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se os alunos compreendem como 632 = 63.63, logo (60 + 3)2 = (60 + 3).(60 + 3)
Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
- Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
- Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
- Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do quadrado da soma de dois termos.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da soma. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do quadrado da soma de dois termos.
Materiais complementares para impressão: