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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Montando o Quadrado da Soma

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Montando o Quadrado da Soma

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos Específicos

Explorar e reconhecer o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.

Conceito-chave

Quadrado da soma e quadrado da diferença - produtos notáveis.

Recursos Necessários

- Lápis

- Papel

- Cartolina

- Tesoura

- Atividade impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se os alunos compreendem como 632 = 63.63, logo (60 + 3)2 = (60 + 3).(60 + 3)

Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do quadrado da soma de dois termos.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da soma. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do quadrado da soma de dois termos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos Específicos

Explorar e reconhecer o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.

Conceito-chave

Quadrado da soma e quadrado da diferença - produtos notáveis.

Recursos Necessários

- Lápis

- Papel

- Cartolina

- Tesoura

- Atividade impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se os alunos compreendem como 632 = 63.63, logo (60 + 3)2 = (60 + 3).(60 + 3)

Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4, 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade. No item materiais de complementares tem um arquivo para impressão do quebra cabeça que será usado na aula, você poderá recortar antes da aula para os alunos montarem e resolverem a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado montado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado montado e a área das figuras do quebra cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da soma, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Questionar como os alunos veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do quadrado da soma de dois termos.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da soma. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do quadrado da soma de dois termos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

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