Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos Específicos
Explorar e reconhecer o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.
Conceito-chave
Reconhecer que a soma de dois ou mais termos podem ter o fator comum
Recursos necessários:
- Lápis;
- Papel;
- Atividade impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum
Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Discuta com a Turma:
- O que eles entendem por fator comum?
- O que eles entendem por termo em evidência?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum
Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Discuta com a Turma:
- O que eles entendem por fator comum?
- O que eles entendem por termo em evidência?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a turma:
- Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a turma:
- Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar o fator comum?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar o fator comum?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar o fator comum?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar o fator comum?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da do agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.
Materiais complementares para impressão: