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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Agrupamento - Fator Comum

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Reconhecer que a soma de dois ou mais termos podem ter o fator comum

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos Específicos

Explorar e reconhecer o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.

Conceito-chave

Reconhecer que a soma de dois ou mais termos podem ter o fator comum

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Papel;
  • Atividade impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum

Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Discuta com a Turma:

  • O que eles entendem por fator comum?
  • O que eles entendem por termo em evidência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum

Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Discuta com a Turma:

  • O que eles entendem por fator comum?
  • O que eles entendem por termo em evidência?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da do agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Objetivos Específicos

Explorar e reconhecer o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.

Conceito-chave

Reconhecer que a soma de dois ou mais termos podem ter o fator comum

Recursos necessários:

  • Lápis;
  • Papel;
  • Atividade impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum

Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Discuta com a Turma:

  • O que eles entendem por fator comum?
  • O que eles entendem por termo em evidência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verificar se na expressão 3 . (s + n + c), os alunos notam que foram agrupados os elementos e colocam em evidência o fator comum

Propósito: Retomar a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Discuta com a Turma:

  • O que eles entendem por fator comum?
  • O que eles entendem por termo em evidência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a turma:

  • Quais os possíveis valores dos lados de cada mesa, e a relação com as áreas dos retângulos?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a o agrupamento das expressões algébricas para determinar o fator comum, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como podemos determinar o fator comum?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da do agrupamento de dois ou mais termos em relação a um fator comum.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

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