Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_09ALG02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
´Você pode utilizar o Aquecimento para compor as orientações da Atividade principal, como um exemplo para apoiar a compreensão dos alunos.
Atividade principal
A atividade principal propõe o cálculo de área para tratar (e algebrizar) propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Encaminhe para os alunos a versão impressa (que pode ser copiada pelos alunos). Grave um áudio orientativo com informações para realização da questão (você pode usar também informações do Aquecimento). Solicite que os alunos encaminhem as respostas para discussão (eles podem tirar foto ou print). Após as discussões, você pode usar as atividades complementares e Raio X como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de álgebra. Você pode explorar o link a seguir e sugerir materiais selecionados aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos e selecione alguns itens problemas para dar o feedback à turma. Verifique a necessidade de orientar os alunos sobre equívocos conceituais. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas e os possíveis erros apresentados, por meio de vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o. Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxx
Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Pode ser discutido como se calcularia a área de um quadrilátero, na prática. Pode ser considerado um quarto, uma sala, um terraço. Muitas pessoas não letradas são capazes de fazer essa discussão e de apresentar boas estratégias, como por exemplo, na construção civil. Pode-se, inclusive, generalizar.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_09ALG02
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes