10523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Qual o peso ideal para sua mochila?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Estimar, identificar e relacionar unidades padronizadas de medidas de massa, envolvendo situações-problemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_20GRM05

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: calculadora

Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Você não precisa providenciar balanças de diferentes tipos, pode procurar por suas imagens na internet e apresentar suas características aos alunos. Caso considere viável, compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Como a atividade propõe uma medição do “peso” das mochilas essa etapa não precisa ser realizada. Você pode partir diretamente para a discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presente nesta etapa do plano de aula e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando a solução e refletindo sobre os procedimentos realizados.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre a relação massa, quilogramas e gramas. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre o “peso” recomendado para as mochilas escolares. Você pode sugerir que eles leiam juntos o artigo a seguir: https://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticia/qual-e-o-peso-ideal-da-mochila-escolar-quiroprata-responde-a-duvidas.ghtml. E também pode sugerir que eles calculem para cada integrante da família o “peso” máximo que podem carregar em suas mochilas.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_20GRM05

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas