9517
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Jogo dos Sinais (maior que, menor que)

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Comparar números com o uso dos sinais > e <, compreendendo seus significados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Meet, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Discussões das soluções.

Retomada
Via Google Meet, de maneira síncrona, o professor pode discutir sobre as imagens das balanças, as expressões de comparação e os sinais a serem utilizados. No caso de não ser possível o uso da ferramenta digital, o professor pode transformar os slides e as questões presentes nas orientações em uma atividade impressa.

Atividade principal
Pedir que os alunos simulem algumas jogadas possíveis de acontecer no jogo, mesmo que não tenham com quem praticá-lo. Caso a família possa participar, melhor ainda.
Pedir que os alunos registrem todas as suas descobertas e dúvidas ao final das simulações ou partidas com a família.

Discussão das soluções
O professor pode disponibilizar um formulário via Google Formulários para que os alunos registrem as dúvidas que foram surgindo e as descobertas realizadas ao longo do jogo. As questões podem ser respondidas pelo professor usando um vídeo pelo YouTube ou uma folha impressa enviada a toda a turma, fazendo o mesmo com as descobertas e já aproveitando o vídeo ou o impresso para a etapa de Encerramento deste plano.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Ver Discussão das soluções.

Raio X
Propor aos alunos que resolvam a situação do slide e as Atividades Complementares disponíveis no plano. O professor pode fazer isso em folha impressa ou usando o Google Formulários.

Convite às famílias
Convidar a família a jogar com o aluno o jogo da Atividade Principal, mas com cada jogador atuando individualmente, não em duplas como na instrução aqui presente..

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG02

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas