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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Jogo dos Sinais (maior que, menor que)

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Comparar números com o uso dos sinais > e <, compreendendo seus significados.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica:Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Comparar números com o uso dos sinais > e <, compreendendo seus significados.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Dois dados comuns;
  • Atividades impressas ou projetadas,
  • Tabuleiro e dado do jogo impressos;
  • Datashow( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)

Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades, peça exemplos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.

Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Qual das balanças representa uma igualdade?
  • Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
  • E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
  • Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)

Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades.Peça exempos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.

Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Qual das balanças representa uma igualdade?
  • Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
  • E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
  • Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema. http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema.

http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide para os alunos e peça que copiem em seus cadernos, desenhando os sinais de maior que e menor que.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos comparem as expressões aritméticas com o uso dos símbolos de maior que e menor que.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica:Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Comparar números com o uso dos sinais > e <, compreendendo seus significados.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Dois dados comuns;
  • Atividades impressas ou projetadas,
  • Tabuleiro e dado do jogo impressos;
  • Datashow( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)

Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades, peça exemplos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.

Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Qual das balanças representa uma igualdade?
  • Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
  • E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
  • Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)

Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades.Peça exempos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.

Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Qual das balanças representa uma igualdade?
  • Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
  • E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
  • Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema. http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema.

http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)

Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
  • O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
  • O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)

Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.

Propósito: Discutir as soluções dos alunos.

Discuta com a turma:

_ Foi fácil para achar a solução?

_ Como foi que você pensou para descobrir ?

_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide para os alunos e peça que copiem em seus cadernos, desenhando os sinais de maior que e menor que.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.

Propósito: Fazer com que os alunos comparem as expressões aritméticas com o uso dos símbolos de maior que e menor que.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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