Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica:Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Objetivos específicos
Comparar números com o uso dos sinais > e <, compreendendo seus significados.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Dois dados comuns;
- Atividades impressas ou projetadas,
- Tabuleiro e dado do jogo impressos;
- Datashow( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)
Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades, peça exemplos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.
Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Qual das balanças representa uma igualdade?
- Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
- E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
- Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.( slides 3 e 4)
Orientações: Trabalhe com os alunos a ideia de igualdade e desigualdade através da imagem das balanças. Associe os sinais também à quantidades.Peça exempos aos alunos. Faça as perguntas e vá registrando no quadro as respostas dos alunos, usando os sinais de maior e menor.
Propósito: Apresentar os sinais de maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Qual das balanças representa uma igualdade?
- Comparando as balanças em desequilíbrio, qual lado tem peso maior?
- E com números, como devo sinalizar a comparação de quantidades?
- Você poderiam citar exemplos de comparação de quantidades?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema. http://loja.grupoa.com.br/livros/didatica-e-praticas-pedagogicas/cadernos-do-mathema-ensino-fundamental/9788536307039
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Este jogo foi retirado do Cadernos do Mathema.
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 a 7)
Orientações: Separe os alunos em duplas. Entregue a atividade impressa , junto com as regras do jogo, o dado e o tabuleiro ( você encontra-os nos materiais complementares). Deixe os alunos manipularem os dados e o tabuleiro. Leia as regras do jogo e garanta que os alunos compreendam como jogar. Se necessário, dê exemplos no quadro de possíveis jogadas. Os alunos podem marcar os números do tabuleiro com tampinha de garrafa ou marcando um X no papel. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades.Depois que os alunos jogarem uma vez, peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Trabalhar o uso dos sinais de igual, maior que e menor que.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as regras? Possuem alguma dúvida?
- O que precisamos fazer para responder que números a Camila pode marcar no tabuleiro?
- O que precisamos observar na situação de Carlos para responder à questão? Qual número ele marcou no tabuleiro? O sinal que ele tirou significa que o número marcado é menor ou maior que a soma dos dados? Isso pode nos ajudar a saber que números ele pode ter tirado no segundo dado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 8 a 10)
Orientações: Peça que os alunos falem como fizeram para descobrir as soluções. Depois que compartilharem as suas soluções, discuta-as a fim de encontrar as estratégias que ajudam a vencer esse jogo. Faça as perguntas sugeridas abaixo.
Propósito: Discutir as soluções dos alunos.
Discuta com a turma:
_ Foi fácil para achar a solução?
_ Como foi que você pensou para descobrir ?
_ Existe um jeito mais fácil de resolver do que aquele que você pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o slide para os alunos e peça que copiem em seus cadernos, desenhando os sinais de maior que e menor que.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Fazer com que os alunos comparem as expressões aritméticas com o uso dos símbolos de maior que e menor que.
Materiais complementares