10522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando perímetro e área

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Conhecer medidas de superfície e seu contorno, Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes e comparar com a superfície a ser medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_22GRM05

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Raio X

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona solicite que os estudantes reflitam sobre as definições de área e perímetro, permita que os alunos exponham exemplos e conversem entre si. Mas, caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Solicite que os estudantes construam as figuras mencionadas na atividade (círculo, quadrado e triângulo) e recortem. Os tamanhos podem ser variados, deixe os alunos escolherem. A partir das construções eles podem utilizar os recortes para estimarem a área da mesa se suas casas. Como cada estudante terá um padrão de medição peça que eles filmem ou fotografem a experiência para compartilhar com a turma posteriormente e registrem as medidas em seus cadernos.

Discussão das soluções
Professor(a), como a resolução dessa atividade pode gerar diferentes resultados proponha que os estudantes conversem sobre essas diferenças. Você pode compartilhar com a turma os slides presentes nessa etapa da aula para também fomentar as discussões e realizar comparações.

Raio X
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem responder os questionamentos. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYTa5cKssCxqc8aZXepaGqGYna59KvfWckkcYXhBa3apwUypjAbjpXssqJMr/ativraiox-mat5-22grm05.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas resoluções em formato de texto, imagem (foto) ou áudio.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre o cálculo da área a partir da sobreposição de figuras. Proponha que eles utilizem os materiais criados na atividade principal (círculo, triângulo, quadrado e retângulo) para medirem outros objetos/móveis da casa. Eles podem comparar a áreas das camas, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_22GRM05

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas