10522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Estimando perímetro e área

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Conhecer medidas de superfície e seu contorno, Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes e comparar com a superfície a ser medida.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Propósito: Levar o aluno a saber qual a finalidade da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer o que é perímetro e área?
  • Como podemos achar a medida dos dois?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: A noção de perímetro e área devem ser relembrados para ampliar .

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro e área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Os alunos em grupos de quatro receberão um dos tipos de materiais acima. Primeiramente deverão estimar quantas unidades do seu material precisarão usar para cobrir o tampo da carteira. Depois, deverão fazer a medição da superfície com a sua unidade de medida de superfície. Esses resultados devem ser anotados no caderno.

Para organizar os resultados dos grupos, o professor deve colocá-los numa tabela escrita na lousa. Os alunos também devem anotar em seus cadernos. A tabela pode seguir o seguinte exemplo, ou, o professor pode criar a sua.

Os resultados da atividade proposta vão em acordo com a medida do tampo da carteira utilizada na sala de aula. Então, a medida do perímetro que será encontrado usando a régua também dependerá do modelo da carteira.

Propósito: Calcular o perímetro e área de um polígono, por estimativa e sobreposição de figuras.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que anotem em seus cadernos as estimativas, para depois compará-las com as medidas reais do perímetro e da área, assim verificando se elas se aproximaram do resultado obtido na medição. Em seguida, converse com os alunos sobre as estimativas que ficaram distantes das medidas reais. Nesse momento, é importante entender o processo lógico usado por esses alunos, socializar os diferentes procedimentos usados e que tiveram o resultado esperado, para redirecionar as suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver a situação problema analisando, confrontando e socializando as estratégias de resolução encontradas.

Discuta com a turma:

  • Porque os resultados dos grupos foram diferentes se as carteiras medidas são iguais?
  • Qual desses materiais usados para medir os tampos, qual deles foi mais fácil fazer a medição?
  • Teve algum material usado que não conseguiu cobrir todo o tampo da carteira?

Espera-se que os alunos percebam que por serem materiais diferentes em forma e tamanho, os resultados por grupo também serão diferentes. E, que os grupos que tiveram maior facilidade em medir, foram aqueles que possuíam o formato de um quadrilátero, e o com maior dificuldade foi o grupo que ficou com os círculos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo sucinto sobre o conteúdo estudado em aula.

Propósito: Pontuar os conceitos de perímetro e área estudados em aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser usada em malha quadriculada ou fotocópia, disponível no modelo para impressão. Essa atividade apresenta um nível complexidade maior. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do raio X .

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos e cálculos de perímetro e área, assim como se entenderam que ocorrem mudanças nas medidas dessas dua grandezas, mesmo as figuras sendo semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quais dificuldades vocês tiveram para resolver essa atividade?
  • Quais estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar as figuras o que puderam perceber?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Propósito: Levar o aluno a saber qual a finalidade da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer o que é perímetro e área?
  • Como podemos achar a medida dos dois?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
  • Calcular por estimativa; usar unidades de medidas diferentes  e comparar com a superfície a ser medida.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: A noção de perímetro e área devem ser relembrados para ampliar .

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro e área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?
Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Os alunos em grupos de quatro receberão um dos tipos de materiais acima. Primeiramente deverão estimar quantas unidades do seu material precisarão usar para cobrir o tampo da carteira. Depois, deverão fazer a medição da superfície com a sua unidade de medida de superfície. Esses resultados devem ser anotados no caderno.

Para organizar os resultados dos grupos, o professor deve colocá-los numa tabela escrita na lousa. Os alunos também devem anotar em seus cadernos. A tabela pode seguir o seguinte exemplo, ou, o professor pode criar a sua.

Os resultados da atividade proposta vão em acordo com a medida do tampo da carteira utilizada na sala de aula. Então, a medida do perímetro que será encontrado usando a régua também dependerá do modelo da carteira.

Propósito: Calcular o perímetro e área de um polígono, por estimativa e sobreposição de figuras.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que anotem em seus cadernos as estimativas, para depois compará-las com as medidas reais do perímetro e da área, assim verificando se elas se aproximaram do resultado obtido na medição. Em seguida, converse com os alunos sobre as estimativas que ficaram distantes das medidas reais. Nesse momento, é importante entender o processo lógico usado por esses alunos, socializar os diferentes procedimentos usados e que tiveram o resultado esperado, para redirecionar as suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver a situação problema analisando, confrontando e socializando as estratégias de resolução encontradas.

Discuta com a turma:

  • Porque os resultados dos grupos foram diferentes se as carteiras medidas são iguais?
  • Qual desses materiais usados para medir os tampos, qual deles foi mais fácil fazer a medição?
  • Teve algum material usado que não conseguiu cobrir todo o tampo da carteira?

Espera-se que os alunos percebam que por serem materiais diferentes em forma e tamanho, os resultados por grupo também serão diferentes. E, que os grupos que tiveram maior facilidade em medir, foram aqueles que possuíam o formato de um quadrilátero, e o com maior dificuldade foi o grupo que ficou com os círculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo sucinto sobre o conteúdo estudado em aula.

Propósito: Pontuar os conceitos de perímetro e área estudados em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Essa atividade tem o objetivo de avaliar se o aluno aprendeu o conteúdo dado, ou, se apresenta dificuldades de compreensão do mesmo. Ela é realizada individualmente, podendo ser usada em malha quadriculada ou fotocópia, disponível no modelo para impressão. Essa atividade apresenta um nível complexidade maior. Para acessar o resultado da atividade clique em Resolução do raio X .

Propósito: Verificar se os alunos ainda possuem dificuldade na apropriação dos conceitos e cálculos de perímetro e área, assim como se entenderam que ocorrem mudanças nas medidas dessas dua grandezas, mesmo as figuras sendo semelhantes.

Discuta com a turma:

  • Quais dificuldades vocês tiveram para resolver essa atividade?
  • Quais estratégias vocês usaram?
  • Ao comparar as figuras o que puderam perceber?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano