10520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Identificando formas através da relação de faces, vértices e arestas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Retomar a relação entre elementos de um poliedro. Construir poliedros estabelecendo relações entre faces, vértices e arestas. Aplicar a relação de Euler em um poliedro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_18GEO05

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto com os estudantes enviando a imagem do slide. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos envie suas respostas também em formato de texto. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.

Atividade principal
Professor(a), sugerimos que envie o documento com a atividade, ela pode ser encontrada em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rD3JcZ8R7q9B7A3ubH3Q3hXfKtuwRqJj8hE2XtpDnedfNfTBSRgzHp6dXCDm/ativaula-mat5-18geo05.pdf. Solicite que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos (os sólidos e a coluna com a “figura montada” não precisam ser reproduzidos) e o complete. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos envie suas respostas também em formato de texto. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as resoluções presentes nesta etapa da aula. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos envie suas respostas também em formato de texto. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a relação entre os elementos de um poliedro. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre os elementos de um poliedro. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares para construírem uma caixinha de presente. Eles podem se basear nos moldes disponibilizados na atividade principal para essa construção.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_18GEO05

(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas