10519
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Composição e decomposição de polígonos através do Tangram

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Conceito-chave

Quadriláteros, triângulos, polígonos, Tangram

Recursos necessários

  • lousa;
  • papel A4;
  • tesoura;
  • lápis de cor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O professor apresentará o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor divide a turma e grupos de dois ou três alunos e entrega a atividade para que eles possam colorir, identificar e nomear os polígonos que formam o Tangram.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Apresente o Tangram: o Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras diferentes.

Sugira que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um diante de novas situações apresentadas.

Fonte: https://pt.slideshare.net/reginacarla21/lenda-do-surgimento-do-tangram

Cada aluno recebe um texto sobre a lenda, ou o professor projeta o texto na lousa. É feita a leitura individual e em seguida a leitura coletiva. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, o professor questiona algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

A cada passagem da lenda os grupos são desafiados a fazer a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.

Em seguida, proponha que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. O professor propõe que os grupos montem novos quadriláteros ou triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, não precisando usar todas as sete peças.

Para ter acesso à dica de ampliação assista ao vídeo Desafios com o Tangram.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.

Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Apresente o Tangram: o Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras diferentes.

O professor sugere que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um diante de novas situações apresentadas.

Cada aluno recebe um texto sobre a lenda; projete o texto na lousa. É feita a leitura individual e em seguida a leitura coletiva. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, o professor questiona algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

A cada passagem da lenda os grupos são desafiados a fazer a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.

Em seguida, propõe-se que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. O professor propõe que os grupos montem novos quadriláteros ou triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, não precisando usar todas as sete peças.

Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.

Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem socializar as formas construídas por eles nessa atividade.

Mostre outras formas possíveis de serem formadas, se achar necessário. Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
  • Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
  • Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma: Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?

Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma: Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?

Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: O professor encerra a aula relembrando que no começo da atividade os alunos tiveram a oportunidade de decompor um quadrado em sete peças, formando as sete peças que compõem o Tangram. Dando continuidade a atividade, os alunos foram desafiados a formar novos triângulos e quadriláteros a partir das peças que eles próprios construíram.

Propósito: Retomar as ideias de composição e decomposição de figuras geométricas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Os alunos podem aproveitar o Tangram que construíram na Atividade Principal para executar a atividade de Raio X, ou o professor pode imprimir o Tangram para que os alunos recortem e pintem as peças. Em seguida compõem os três quadrados sugeridos na atividade.

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos, identificando triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O professor apresentará o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Conceito-chave

Quadriláteros, triângulos, polígonos, Tangram

Recursos necessários

  • lousa;
  • papel A4;
  • tesoura;
  • lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: O professor divide a turma e grupos de dois ou três alunos e entrega a atividade para que eles possam colorir, identificar e nomear os polígonos que formam o Tangram.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Apresente o Tangram: o Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras diferentes.

Sugira que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um diante de novas situações apresentadas.

Fonte: https://pt.slideshare.net/reginacarla21/lenda-do-surgimento-do-tangram

Cada aluno recebe um texto sobre a lenda, ou o professor projeta o texto na lousa. É feita a leitura individual e em seguida a leitura coletiva. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, o professor questiona algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

A cada passagem da lenda os grupos são desafiados a fazer a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.

Em seguida, proponha que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. O professor propõe que os grupos montem novos quadriláteros ou triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, não precisando usar todas as sete peças.

Para ter acesso à dica de ampliação assista ao vídeo Desafios com o Tangram.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.

Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Apresente o Tangram: o Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras diferentes.

O professor sugere que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um diante de novas situações apresentadas.

Cada aluno recebe um texto sobre a lenda; projete o texto na lousa. É feita a leitura individual e em seguida a leitura coletiva. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, o professor questiona algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

Depois de se apropriarem da ideia central do texto, o professor inicia a atividade de construção do Tangram. Divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e entrega uma folha de papel quadrada para cada grupo e uma tesoura.

A cada passagem da lenda os grupos são desafiados a fazer a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.

Em seguida, propõe-se que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. O professor propõe que os grupos montem novos quadriláteros ou triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, não precisando usar todas as sete peças.

Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.

Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os alunos devem socializar as formas construídas por eles nessa atividade.

Mostre outras formas possíveis de serem formadas, se achar necessário. Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
  • Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
  • Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Slide Plano Aula
Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma: Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?

Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Slide Plano Aula
Discussão das soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8 aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem várias outras composições possíveis utilizando as peças do Tangram. Podem ser utilizadas quantas peças quiserem. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.

Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.

Discuta com a turma: Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?

Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos que podemos compor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: O professor encerra a aula relembrando que no começo da atividade os alunos tiveram a oportunidade de decompor um quadrado em sete peças, formando as sete peças que compõem o Tangram. Dando continuidade a atividade, os alunos foram desafiados a formar novos triângulos e quadriláteros a partir das peças que eles próprios construíram.

Propósito: Retomar as ideias de composição e decomposição de figuras geométricas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Os alunos podem aproveitar o Tangram que construíram na Atividade Principal para executar a atividade de Raio X, ou o professor pode imprimir o Tangram para que os alunos recortem e pintem as peças. Em seguida compõem os três quadrados sugeridos na atividade.

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos, identificando triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano