10517
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de Translação

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Reproduzir figuras utilizando a simetria de translação em relação a uma reta

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Soma e subtração de números inteiros.

Objetivos específicos

Reproduzir figuras utilizando a simetria de translação em relação a uma reta.

Conceito-chave

Simetria de Translação.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra a simetria de translação no plano cartesiano.

https://www.youtube.com/watch?v=HpBZUTUBU80


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos que quando duas figuras são simétricas, elas possuem a mesma forma, comprimento e área.

Propósito: Relembrar o que são figuras simétricas.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicitar que em grupos de 4 alunos a turma discuta a questão. Circular pela sala para verificar como os alunos estão fazendo a questão.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem? E do ponto central da imagem?

2) O que é translação? O que acontece com a imagem quando a mesma é transladada? O que muda? O que se mantém?

3) Para fazermos a translação da imagem, como devemos proceder? O que fazer com as coordenadas dos pontos?

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 3 alunos para marcar os 3 pontos.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam da imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.

Discuta com a turma:

1) O que significa aumentar 8 unidades na coordenada x? Como podemos fazer isso? Devemos simplesmente colocar o número 8 na coordenada x? Lembram como devemos fazer este passo?

2) Qual é a coordenada x do primeiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado? Devemos fazer alguma alteração na coordenada y?

3) Qual é a coordenada x do segundo ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?

4) Qual é a coordenada x do terceiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam para a próxima imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de translação.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é translação; se percebem que a figura mantém as mesmas dimensões, o mesmo formato, a mesma orientação e apenas se desloca. Neste caso, a estrela terá um deslocamento para a direita e para baixo.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Soma e subtração de números inteiros.

Objetivos específicos

Reproduzir figuras utilizando a simetria de translação em relação a uma reta.

Conceito-chave

Simetria de Translação.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra a simetria de translação no plano cartesiano.

https://www.youtube.com/watch?v=HpBZUTUBU80

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos que quando duas figuras são simétricas, elas possuem a mesma forma, comprimento e área.

Propósito: Relembrar o que são figuras simétricas.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicitar que em grupos de 4 alunos a turma discuta a questão. Circular pela sala para verificar como os alunos estão fazendo a questão.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem? E do ponto central da imagem?

2) O que é translação? O que acontece com a imagem quando a mesma é transladada? O que muda? O que se mantém?

3) Para fazermos a translação da imagem, como devemos proceder? O que fazer com as coordenadas dos pontos?

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 3 alunos para marcar os 3 pontos.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam da imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.

Discuta com a turma:

1) O que significa aumentar 8 unidades na coordenada x? Como podemos fazer isso? Devemos simplesmente colocar o número 8 na coordenada x? Lembram como devemos fazer este passo?

2) Qual é a coordenada x do primeiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado? Devemos fazer alguma alteração na coordenada y?

3) Qual é a coordenada x do segundo ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?

4) Qual é a coordenada x do terceiro ponto? Aumentando 8 unidades na coordenada x deste ponto, qual será o novo par ordenado?

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 2 alunos para marcar os 2 pontos que faltam para a próxima imagem transladada, aumentando 8 unidades na coordenada x dos pontos.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 à 11)

Orientação: Convidar 7 alunos para marcar os 7 pontos da imagem transladada para baixo, diminuindo 4 unidades na coordenada y de cada ponto.

Propósito: Ensinar os alunos a fazerem a translação de uma imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de translação.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é translação; se percebem que a figura mantém as mesmas dimensões, o mesmo formato, a mesma orientação e apenas se desloca. Neste caso, a estrela terá um deslocamento para a direita e para baixo.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano