10514
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Cálculo da probabilidade em situações-problema diversas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Determinar a probabilidade em situações-problema na forma fracionária, inferindo sobre os resultados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_24PES05

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retoma, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema presente nesta etapa da aula. Você pode enviar em formato de texto ou enviar a imagem do slide. Solicite que que os estudantes tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides (gravação de tela) ou fazendo a simulação com as moedas e refletindo as etapas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos como representar a probabilidade por meio de uma fração. Compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Envie em formato de texto os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos os respondam.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre probabilidade. Eles podem, juntos com seus familiares, identificarem a probabilidade de pegar um certo item em uma gaveta da cozinha por exemplo. Uma sugestão é, qual a probabilidade de, com os olhos fechados, eu pegar um garfo entre os utensílios presentes nessa gaveta? O problema pode ser adaptado para qualquer outro local que tenham itens guardados. Os alunos podem filmar a experiência e compartilhar com a turma.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_24PES05

(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas