Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problematizando com as relações inversas entre adição e subtração
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de padrões em operações fundamentais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Objetivos específicos
Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.
Conceito-chave
Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.
Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Relembre com os alunos que as operações de adição e subtração são inversas e que ambas têm um significado envolvido, que normalmente é apresentado no problema através da pergunta que é feita, ou no cálculo que está sendo proposto pela ausência de alguma informação. Destaque a importância de ler com atenção as situações para que se perceba este significado, e com base no que está sendo solicitado seja possível identificar qual a operação mais adequada para solução. Lembre que é possível utilizar uma ou outra operação para resolver uma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado.
Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram de algum exemplo de situações que envolvam as relações inversas entre adição e subtração? Após ouvir os alunos passe para o slide seguinte e apresente o exemplo.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)
Orientação: Leia o problema do exemplo com os alunos e discuta com eles a solução. Deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Destaque que apesar de se tratar de uma situação onde houve um ganho, utilizamos a subtração devido ao significado envolvido, à pergunta que está sendo feita e às relações inversas entre adição e subtração.
Propósito: Recordar que adição e subtração são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.
Discuta com a turma:
- Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
- Há outras formas de resolver?
- Por que utilizamos subtração?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a atividade principal é proposta.
Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do slide com os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.
Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Apresente o conteúdo do slide para os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.
Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações-problema.
Discuta com a turma:
- Estão faltando algumas anotações? Será possível descobrir?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as questões com os alunos e peça que tentem resolver em duplas. Destaque a importância de observar atentamente os registros de Daniel na tabela para responder às questões e reforce que os alunos poderão utilizar diferentes formas de pensar para responder. Durante o trabalho acompanhe as duplas e observe que estratégias estão utilizando para responder às questões.
Propósito: Utilizar as relações inversas entre adição e subtração para resolver situações- problema.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Usaremos adição ou subtração? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou.
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Usaremos adição ou subtração? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Usaremos adição ou subtração? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração, ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação, e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Usaremos adição ou subtração? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 14)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, subtração sucessiva, adição e subtração ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para o fato de que às vezes utilizamos mais de uma operação e às vezes usamos as relações inversas entre adição e subtração para resolver. Há várias possibilidades.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Usaremos adição ou subtração? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância de ler com atenção e tentar entender o significado das situações para definir qual a operação mais adequada a utilizar em cada caso. Destaque que existem diferentes caminhos ou raciocínios para chegar a uma mesma solução, especialmente nos problemas que envolvem várias transformações em uma situação inicial.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre as relações inversas entre adição e subtração na resolução de uma situação- problema.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre as relações inversas entre adição e subtração para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
- Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
- Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_15ALG_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Apresentações, Google Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Em videoconferência via Google Meet o professor pode relembrar com os alunos as relações inversas entre as operações, solicitando que eles apresentem exemplos em que usamos as operações para resolução dos problemas. Isso também pode ser solicitado por escrito.
Atividade principal
O professor pode levar os slides para a turma ainda via Google Meet para discussão com todos sobre as questões apresentadas. Caso o recurso não seja possível, o professor pode pedir o registro escrito das questões, inserindo questões que levem os alunos a refletirem sobre as relações entre as operações de adição e subtração para resolução dos problemas propostos. As questões precisam conduzir a reflexão ao invés de apresentar a solução simplesmente ao aluno.
Discussão das soluções
O professor pode apresentar os slides desta etapa para a turma pelo Google Apresentações, indicando que os alunos criem uma cópia do arquivo e adaptem o mesmo para inserir suas próprias explicações para cada situação, enviando o link por email ao professor.
Caso a turma não tenha os recursos digitais necessários, os alunos podem redigir as explicações para as resoluções utilizadas em cada situação apresentada.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Registrar no caderno o que foi aprendido nesta aula.
Raio X
Resolver a situação apresentada no caderno, propondo que os alunos resolvam de mais de uma forma a mesma situação.
Convite às famílias
Propor aos alunos que desafiem integrantes da família a resolver os problemas apresentados de mais de uma maneira, fazendo os registros fotográficos para as resoluções e montando um painel com elas usando o Jamboard.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Objetivos específicos
Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.
Conceito-chave
Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional ).