10513
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as relações inversas entre adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_15ALG_02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Apresentações, Google Meet.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Em videoconferência via Google Meet o professor pode relembrar com os alunos as relações inversas entre as operações, solicitando que eles apresentem exemplos em que usamos as operações para resolução dos problemas. Isso também pode ser solicitado por escrito.

Atividade principal
O professor pode levar os slides para a turma ainda via Google Meet para discussão com todos sobre as questões apresentadas. Caso o recurso não seja possível, o professor pode pedir o registro escrito das questões, inserindo questões que levem os alunos a refletirem sobre as relações entre as operações de adição e subtração para resolução dos problemas propostos. As questões precisam conduzir a reflexão ao invés de apresentar a solução simplesmente ao aluno.

Discussão das soluções
O professor pode apresentar os slides desta etapa para a turma pelo Google Apresentações, indicando que os alunos criem uma cópia do arquivo e adaptem o mesmo para inserir suas próprias explicações para cada situação, enviando o link por email ao professor.
Caso a turma não tenha os recursos digitais necessários, os alunos podem redigir as explicações para as resoluções utilizadas em cada situação apresentada.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Registrar no caderno o que foi aprendido nesta aula.

Raio X
Resolver a situação apresentada no caderno, propondo que os alunos resolvam de mais de uma forma a mesma situação.

Convite às famílias
Propor que os alunos desafiem integrantes da família a resolverem os problemas apresentados de mais de uma maneira, fazendo os registros fotográficos para as resoluções e montando um painel com elas usando o Jamboard.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_15ALG02

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas