Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano
MAT6_13GEO05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal (com adaptação)
Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos os slides da “Atividade Principal” (batalha dos Vértices – slide 3). Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Solicite que eles desenhem no caderno as figuras geométricas e o eixo cartesiano antes do encontro marcado entre vocês. Dê a seguinte orientação:
1) Desenhe no plano cartesiano todas as figuras geométricas apresentadas.
2) Você pode escolher a escala da malha: a cada quadradinho representa uma unidade ou a cada dois quadradinhos, uma unidade.
3) As figuras não podem se tocar nem se sobrepor a outra.
4) Represente com letra maiúsculas os vértices dos polígonos.
5) As dimensões das figuras devem permanecer as mesmas da imagem.
6) Faça um tabela dos pares ordenados de cada vértice correspondente a cada polígono no plano cartesiano.
7) Todas as figuras precisam estar no primeiro quadrante do plano cartesiano.
Você pode combinar com eles de enviar antes do encontro as soluções feitas. No dia, compartilhe as imagens e converse sobre o que foi fácil ou difícil para eles. É importante que eles percebam que podemos representar objetos, polígonos no plano cartesiano e que essa representação é feita por pares ordenados. Cada vértice representa um par ordenado.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito, pedir que os alunos registrem na própria atividade enviada. Caso eles tenham alguma dúvida, enviem pelo WhatsApp para que seja sanada pelo professor.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_13GEO05
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes