10511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Batalha dos vértices

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVOS DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC
(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Conceito-chave
Plano Cartesiano, coordenadas cartesianas, par ordenado, vértices de polígonos;

Recursos necessários
Atividade impressa, Caneta, Datashow (opcional)

Leitura complementar


FERREIRA, Anna Rachel. Plano cartesiano muito além da batalha naval.  Disponível em:<http://bit.ly/2or6ZoU>.


Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês saberiam definir vértice?
  • O que vocês entendem por figura plana poligonal?

HISTÓRIA DA BATALHA DO MAR DO CORAL EM 1942 (2ª GUERRA MUNDIAL) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.

Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
  • Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?

HISTÓRIA DA BATALHA DO MAR DO CORAL EM 1942 (2ª GUERRA MUNDIAL) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.

Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
  • Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?

BATALHA DOS VÉRTICES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

BATALHA DOS VÉRTICES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

BATALHA DOS VÉRTICES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Analisar possíveis respostas e estratégias desenvolvidas pelos alunos.

Orientação: Peça aos alunos que exponham os procedimentos adotados quando um tiro atingia cada ponto do plano (dentro, fora, linha e vértice). Exemplo: se um tiro atingia a parte de dentro de uma figura, seria uma boa estratégia para o aluno se ele procurasse os pontos entorno do tiro para buscar atingir o vértice; se atingisse um vértice a estratégia no caso seria tentar imaginar a figura e buscar possíveis pontos que seriam os outros vértices e nunca um ponto ao lado, porque não tem nenhum vértice lado a lado. Ouça atentamente as estratégias que os os alunos pensaram que pode ser as mais diversas. Para cada um desses pontos é importante que o aluno analise as possibilidades de visualização da frota no mar (visualização da imagem que devem ser inseridas no plano).

Discuta algumas dessas possibilidades com a turma:

  • Vocês conseguiriam distinguir os três jogadores?
  • Qual a estratégia utilizada pelo jogador 1? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 2? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 3?
  • Quem tem mais chances de ganhar o jogo?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 MINUTOS

Propósito: Retomar conceitos de marcação de pontos no plano cartesiano e construção de polígonos regulares a partir desses pontos.

Orientação: Formalize as ideias apresentadas na aula. Enfatize que as observações feitas no triângulo valem para qualquer figura geométrica plana. Esclareça, também, que o nome de cada figura é dado de acordo com sua quantidade de vértices.

Discuta com a turma:

  • Que nome pode ser dado para um quadrado desenhado no plano cartesiano?

ATIVIDADE select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito:?

Orientação: Durante a atividade de aula a visualização mental foi bastante explorada. Nessa atividade é importante enfatizar para o aluno a importância de fazer uma visualização adequada da figura correta. Ou seja, o aluno precisa entender que se trata de um losango e, portanto, precisam avaliar se os pontos escolhidos pela Joana, atingirão os vértices de um losango seja qual for o losango. Possivelmente surgirão desenhos na atividade na tentativa de concretizar essa imagem mental. Essa estratégia precisa ser valorizada.

Incentive o aluno a sobrepujar o desafio de formar imagens mentais para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Propósito: Apresentar os objetivos da aula.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês saberiam definir vértice?
  • O que vocês entendem por figura plana poligonal?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC
(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Conceito-chave
Plano Cartesiano, coordenadas cartesianas, par ordenado, vértices de polígonos;

Recursos necessários
Atividade impressa, Caneta, Datashow (opcional)

Leitura complementar


FERREIRA, Anna Rachel. Plano cartesiano muito além da batalha naval.  Disponível em:<http://bit.ly/2or6ZoU>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.

Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
  • Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.

Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
  • Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 MINUTOS

Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.

Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
  • Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito: Analisar possíveis respostas e estratégias desenvolvidas pelos alunos.

Orientação: Peça aos alunos que exponham os procedimentos adotados quando um tiro atingia cada ponto do plano (dentro, fora, linha e vértice). Exemplo: se um tiro atingia a parte de dentro de uma figura, seria uma boa estratégia para o aluno se ele procurasse os pontos entorno do tiro para buscar atingir o vértice; se atingisse um vértice a estratégia no caso seria tentar imaginar a figura e buscar possíveis pontos que seriam os outros vértices e nunca um ponto ao lado, porque não tem nenhum vértice lado a lado. Ouça atentamente as estratégias que os os alunos pensaram que pode ser as mais diversas. Para cada um desses pontos é importante que o aluno analise as possibilidades de visualização da frota no mar (visualização da imagem que devem ser inseridas no plano).

Discuta algumas dessas possibilidades com a turma:

  • Vocês conseguiriam distinguir os três jogadores?
  • Qual a estratégia utilizada pelo jogador 1? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 2? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 3?
  • Quem tem mais chances de ganhar o jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 MINUTOS

Propósito: Retomar conceitos de marcação de pontos no plano cartesiano e construção de polígonos regulares a partir desses pontos.

Orientação: Formalize as ideias apresentadas na aula. Enfatize que as observações feitas no triângulo valem para qualquer figura geométrica plana. Esclareça, também, que o nome de cada figura é dado de acordo com sua quantidade de vértices.

Discuta com a turma:

  • Que nome pode ser dado para um quadrado desenhado no plano cartesiano?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Propósito:?

Orientação: Durante a atividade de aula a visualização mental foi bastante explorada. Nessa atividade é importante enfatizar para o aluno a importância de fazer uma visualização adequada da figura correta. Ou seja, o aluno precisa entender que se trata de um losango e, portanto, precisam avaliar se os pontos escolhidos pela Joana, atingirão os vértices de um losango seja qual for o losango. Possivelmente surgirão desenhos na atividade na tentativa de concretizar essa imagem mental. Essa estratégia precisa ser valorizada.

Incentive o aluno a sobrepujar o desafio de formar imagens mentais para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano