10510
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Com a mão na massa

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_14GEO05

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, palitos (fósforo ou de dente), elástico e/ou massinha de modelar

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams

Diálogo geométrico: https://www.youtube.com/watch?v=c4c8IYZmT1U

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Retomada

Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide da Retomada que é uma preparação para Atividade Principal. 

Atividade Principal 

Professor(a) envie os materiais necessários para a aula e as orientações para a construção dos sólidos. Se necessário, grave um áudio para que os alunos se sintam mais confiantes para a execução da atividade. Sugira que eles assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=c4c8IYZmT1U. Eles podem pesquisar na internet modelos para que possam montar os seus. É importante que eles percebam que, na verdade, estamos montando um esqueleto dos sólidos. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) peçam que eles mostrem os esqueletos montados e contem quais as dificuldades que tiveram para montar e o que observaram. Discutam com eles quais sólidos conseguiram montar. Faça um aula dialógica. Escolha um sólido e contem o número de arestas e vértices. Pergunte porque não conseguimos contar as faces. Essa discussão é bem interessante porque muitos dos alunos podem acreditar que existem faces nos esqueletos montados. No slide 5 tem uma problematização para que eles possam ampliar o olhar e calcular o número de arestas e vértices com um quantidade maior modelos. Peçam para explicar a forma como estão pensando. Isso pode variar em relação ao prisma por causa das suas bases e a pirâmide. Saber ouvir as estratégias e compartilhar as diferentes formas de pensar ajuda a refletir sobre o foco da aula. Faça um fechamento da aula com um texto coletivo.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Envie as atividades complementares como tarefa de casa. 

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Que tal convidar algum familiar a montar os sólidos com você? Seria um momento para você contar o que está aprendendo nas aulas de geometria. Fica a dica! 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_14GEO05

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas