10510
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Com a mão na massa

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas utilizando as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis, palitos de dente e massinha de modelar.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura:

KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Por que não seria possível inverter as pirâmides?
  • Quais características vocês observam neste poliedro?

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.

Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.

Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide um aluno para apresentar suas construções e compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. Se necessário disponibilize pincel e/ou giz e a lousa. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Professor podem surgir diversas respostas, como:

  • Para quantificar os vértices dos prismas, contei quantos tinham no polígono da base e dobrei esse número, pois o prisma é um poliedro que apresenta duas bases paralelas congruentes.
  • Nas pirâmides também contei o número de vértices do polígono da base e somei mais um, pois trata-se de um poliedro que possui apenas um vértice fora da base.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar o material necessário nas construções e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar o material necessário?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre eles.

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as características de um prisma? E de uma pirâmide?
  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas e registrar as justificativas, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas utilizando as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis, palitos de dente e massinha de modelar.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura:

KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Por que não seria possível inverter as pirâmides?
  • Quais características vocês observam neste poliedro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.

Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.

Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide um aluno para apresentar suas construções e compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. Se necessário disponibilize pincel e/ou giz e a lousa. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Professor podem surgir diversas respostas, como:

  • Para quantificar os vértices dos prismas, contei quantos tinham no polígono da base e dobrei esse número, pois o prisma é um poliedro que apresenta duas bases paralelas congruentes.
  • Nas pirâmides também contei o número de vértices do polígono da base e somei mais um, pois trata-se de um poliedro que possui apenas um vértice fora da base.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar o material necessário nas construções e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar o material necessário?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre eles.

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as características de um prisma? E de uma pirâmide?
  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas e registrar as justificativas, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano