Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações no plano cartesiano.
Conceito-chave
Ampliação, redução e semelhança.
Recursos necessários
Sugestões de Leitura
MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.
SBPC - CIÊNCIA HOJE NA ESCOLA - Volume 8 - Matemática - Por que e pra que? - Brincar e aprender - Coordenadas no plano. p. 31 - RJ. Global, 1999.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Código: MAT6_16GEO05
(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes