10507
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Semelhanças no plano cartesiano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações no plano cartesiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_16GEO05

Recursos

- Necessários: caderno, lápis
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Plano Cartesiano

Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide “Plano Cartesiano” que é uma preparação para Atividade Principal. (Ampliação)

Atividade Principal (Ampliação)

Compartilhe o slide pelo whatAspp ou outro meio de comunicação combinado com eles (meet, hangout, zoom). Oriente-os a traçar dois planos cartesianos: um para construir o triângulo, utilizando os pontos apresentados nos slides e outro para construir a ampliação do mesmo. Questione: Como ampliar o triângulo mantenho as mesmas proporções? O que significa mexer nas coordenadas? Posso somar e/ou multiplicar? O que acontece? Seria interessante que eles testassem algumas hipóteses para verificar possíveis deformações. Discuta com eles as possibilidades e faça o desenho de todas para compartilhar com eles.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

O Raio X pode ser usado nessa mesma aula se der tempo ou enviado como tarefa.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_16GEO05

(EF06MA21) Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas