Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações no plano cartesiano.
Conceito-chave
Ampliação, redução e semelhança.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel quadriculado;
Sugestões de Leitura
MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.
SBPC - CIÊNCIA HOJE NA ESCOLA - Volume 8 - Matemática - Por que e pra que? - Brincar e aprender - Coordenadas no plano. p. 31 - RJ. Global, 1999.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Plano cartesiano;
- Operações com coordenadas no plano cartesiano (multiplicação de número natural por par ordenado, adição de pares ordenados, etc.);
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Propósito:
Deixar o aluno em estado de prontidão para o tema a ser tratado na aula.
Plano Cartesiano
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
Pergunte se alguém se lembra do plano cartesiano. Pergunte sobre a representação de um ponto no plano cartesiano, sobre a importância das duas coordenadas e da ordem das mesmas.
Propósito:
Relembrar aos alunos sobre a representação de pontos e formas geométricas no plano cartesiano.
Discuta com a turma:
- Por que eu preciso de dois eixos? Eu poderia usar um só ?
- Qual a diferença entre as duas coordenadas de um ponto? Qual a diferença entre os pontos (2,3) e (3,2)?
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Ampliação
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação:
Distribua folhas de papel quadriculado para os alunos. Eles farão a discussão em grupo, mas cada aluno deve ter sua folha e deve traçar seus próprios planos cartesianos. Oriente-os a considerar o quadriculado como unidade. Se os quadrinhos forem muito pequenos, eles podem considerar como meia unidade para facilitar a visualização. Eles devem fazer dois planos cartesianos. Em um deles eles podem testar suas hipóteses. No outro plano eles devem construir o triângulo original e uma ampliação do mesmo. Para verificar as hipóteses e a ampliação final, eles devem usar a semelhança de triângulos. No caso, os três lados resultantes deve ser proporcional aos seus correspondentes, numa mesma razão.
Propósito:
Estudar a semelhança de polígonos no plano cartesiano.
Discuta com a turma:
- O que significa “mexer nas coordenadas”?
- De que coordenadas estamos falando?
- Que tipo de cálculo eu posso fazer com as coordenadas?
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Soluções diferentes
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação:
Apresente algumas soluções feitas pelos alunos. Procure mostrar soluções corretas e incorretas, apontando as falhas e mostrando o raciocínio que poderia levar às mesmas. É importante apontar a solução correta e concluir que ao multiplicarmos as coordenadas dos vértices do polígono por um valor qualquer maior que 1, encontraremos uma ampliação do polígono com razão igual ao valor multiplicado.
Propósito:
Fazer com que os alunos percebam os diferentes raciocínios que podem levar ou não à solução da atividade.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando eu somo um mesmo número nas coordenadas?
- O que acontece quando eu multiplico as coordenadas por um mesmo número?
- O que acontece se eu somar uma coordenada com ela mesma?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Retomar brevemente o que foi discutido na aula.
Propósito:
Dar um fechamento para a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação:
Os alunos podem usar o mesmo plano cartesiano para que sobre mais tempo para a atividade propriamente dita e para facilitar a comparação com a ampliação feita previamente.
Propósito:
Verificar se o aluno já sabe manipular as coordenadas e aprofundar mais a ideia usando valores decimais para encontrar uma redução da figura.
Discuta com a turma:
- Se eu for aumentando o valor pelo qual multiplico as coordenadas dos vértices da figura, o que vai acontecendo com a figura?
- Se ao invés de aumentar eu quiser diminuir, o que devo fazer?
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