10506
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ordenação e comparação de números racionais positivos escritos na forma decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Conceito-chave

Ordenar os números decimais fazendo comparações de unidade com unidade, décimos com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Recursos necessários

  • Projeto multimídia;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: através desta atividade, procure retomar a ideia da leitura dos números decimais, e a partir dos valores expostos desafie seus alunos a identificarem qual o número maior; depois, faça alguns questionamentos que possibilitem o entendimento de que para saber qual é o número decimal maior, é preciso comparar os números que ocupam cada uma das respectivas casas decimais.

Propósito: Relembrar o que já foi estudado nas aulas anteriores e inserir novos conhecimentos que servirão como base para desenvolvimento da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Ao analisar a casa dos décimos em cada número, o que se pode observar? E na casa dos centésimos? E na casa dos milésimos?
  • Ao analisar os números que ocupam cada casa decimal de cada um dos valores, é possível concluir qual é o valor maior? Por quê?
  • Quantos gramas de açúcar são necessários para fazer 100 pirulitos do primeiro tipo? E do segundo tipo?
  • Quantos gramas compõem um quilograma?
  • Quantos grupos de dez pirulitos cabem num grupo de 1000 pirulitos?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: com esta atividade, espera-se que os alunos percebam que para ordenar os números decimais é preciso comparar suas casas decimais, analisando casas de décimos com casas de décimos, casas de centésimos com casas de centésimos, casas de milésimos com casas de milésimos.

Professor, se quiser você pode organizar os alunos em grupos para discutirem como poderiam fazer a ordenação dos tempos. Proponha que:

- um aluno de cada grupo apresente a solução do grupo, dizendo como pensaram.

- As soluções apresentadas sejam comparadas e assim a correção seja feita;

- Ao final, depois que todos os grupos fizerem suas apresentações, você, junto aos alunos, podem redigir os critérios para ordenar os números decimais.

Propósito: Aprender a ordem crescente e decrescente dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos que um número decimal é maior ou menor que outro?
  • O que é ordem de grandeza?
  • Que tipo de números podem existir entre dois números naturais na reta numérica?
  • E como fazemos para comparar um número natural com um número decimal e saber quem é o maior?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Professor, aqui foi apresentada uma solução com inversão de ordem. Busque através dela instigar os alunos a verificarem onde ela ocorreu e qual seria a forma adequada. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que digam qual estratégia utilizaram para identificar quem teve o menor tempo.

Propósito: A partir de uma solução incorreta, possibilitar a identificação do erro e o entendimento da forma correta de fazer a classificação crescente dos valores.

Discuta com a turma:

  • Está correta a solução apresentada pelo menino?
  • Como devemos analisar os números para ordená-los?
  • Como a solução ficaria adequada?
  • Quem foi o piloto com menor tempo? E com maior tempo?
  • Qual foi o tempo do piloto que chegou em terceiro lugar?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Professor, sistematize o conceito da aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, e deixe-os darem suas respostas. Depois destaque os pontos mais importantes com o auxílio deste slide.

Propósito: Formalizar um método de comparação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que pode caracterizar que um número decimal é maior ou menor que outro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, use a fala do menino expressa no slide para concluir o processo de ordenação e comparação de números decimais. Peça aos alunos para que deem outros exemplos, explicando com suas palavras as técnicas que utilizaram para fazer as comparações.

Propósito: Concluir a aprendizagem fazendo um levantamento do que foi aprendido.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que o menino explicou?
  • Está correta a ideia do menino?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Professor, entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe-os fazerem sozinhos e depois recolha. Essa atividade serve para você analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Propósito: diagnosticar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Conceito-chave

Ordenar os números decimais fazendo comparações de unidade com unidade, décimos com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Recursos necessários

  • Projeto multimídia;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: através desta atividade, procure retomar a ideia da leitura dos números decimais, e a partir dos valores expostos desafie seus alunos a identificarem qual o número maior; depois, faça alguns questionamentos que possibilitem o entendimento de que para saber qual é o número decimal maior, é preciso comparar os números que ocupam cada uma das respectivas casas decimais.

Propósito: Relembrar o que já foi estudado nas aulas anteriores e inserir novos conhecimentos que servirão como base para desenvolvimento da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Ao analisar a casa dos décimos em cada número, o que se pode observar? E na casa dos centésimos? E na casa dos milésimos?
  • Ao analisar os números que ocupam cada casa decimal de cada um dos valores, é possível concluir qual é o valor maior? Por quê?
  • Quantos gramas de açúcar são necessários para fazer 100 pirulitos do primeiro tipo? E do segundo tipo?
  • Quantos gramas compõem um quilograma?
  • Quantos grupos de dez pirulitos cabem num grupo de 1000 pirulitos?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: com esta atividade, espera-se que os alunos percebam que para ordenar os números decimais é preciso comparar suas casas decimais, analisando casas de décimos com casas de décimos, casas de centésimos com casas de centésimos, casas de milésimos com casas de milésimos.

Professor, se quiser você pode organizar os alunos em grupos para discutirem como poderiam fazer a ordenação dos tempos. Proponha que:

- um aluno de cada grupo apresente a solução do grupo, dizendo como pensaram.

- As soluções apresentadas sejam comparadas e assim a correção seja feita;

- Ao final, depois que todos os grupos fizerem suas apresentações, você, junto aos alunos, podem redigir os critérios para ordenar os números decimais.

Propósito: Aprender a ordem crescente e decrescente dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos que um número decimal é maior ou menor que outro?
  • O que é ordem de grandeza?
  • Que tipo de números podem existir entre dois números naturais na reta numérica?
  • E como fazemos para comparar um número natural com um número decimal e saber quem é o maior?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Professor, aqui foi apresentada uma solução com inversão de ordem. Busque através dela instigar os alunos a verificarem onde ela ocorreu e qual seria a forma adequada. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que digam qual estratégia utilizaram para identificar quem teve o menor tempo.

Propósito: A partir de uma solução incorreta, possibilitar a identificação do erro e o entendimento da forma correta de fazer a classificação crescente dos valores.

Discuta com a turma:

  • Está correta a solução apresentada pelo menino?
  • Como devemos analisar os números para ordená-los?
  • Como a solução ficaria adequada?
  • Quem foi o piloto com menor tempo? E com maior tempo?
  • Qual foi o tempo do piloto que chegou em terceiro lugar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Professor, sistematize o conceito da aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, e deixe-os darem suas respostas. Depois destaque os pontos mais importantes com o auxílio deste slide.

Propósito: Formalizar um método de comparação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que pode caracterizar que um número decimal é maior ou menor que outro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, use a fala do menino expressa no slide para concluir o processo de ordenação e comparação de números decimais. Peça aos alunos para que deem outros exemplos, explicando com suas palavras as técnicas que utilizaram para fazer as comparações.

Propósito: Concluir a aprendizagem fazendo um levantamento do que foi aprendido.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que o menino explicou?
  • Está correta a ideia do menino?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Professor, entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe-os fazerem sozinhos e depois recolha. Essa atividade serve para você analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Propósito: diagnosticar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano