Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Priscila Paes Inácio Melies
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Objetivos específicos
Comparar medidas de massa a partir de meios não padronizados.
Conceito-chave
Medidas não padronizadas de massa.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Tabuleiro do jogo impresso em tamanho grande ou projetado. (caso opte pelo tabuleiro impresso, tenha em mãos 2 tampinhas de cores diferentes para as equipes marcarem suas casas, se for apenas projetá-lo as casas percorridas pelas equipes poderão ser marcadas na própria lousa)
- Cartas do jogo impressas e recortadas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça ajuda das crianças para entregar a atividade impressa para todos (isso vai ajudar a não estourar o tempo), leia o enunciado e peça que as crianças resolvam. Siga a discussão (discuta com a turma) e para encerrar diga que nesta aula as crianças vão praticar a comparação de objetos de diferentes pesos.
Discuta com a turma:
- Qual caixa ficará mais pesada? Por quê?
- Qual caixa ficará mais leve? Por quê?
Propósito: Retomar os termos mais leve e mais pesado e usá-los para comparar massas diferentes.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Organize a turma em duas equipes a seu critério. Imprima o material que está nos materiais complementares e entregue-os para cada equipe. O tabuleiro deverá ficar a frente da sala, projetado ou impresso em tamanho grande para que todos possam ver. Faça a leitura das regras do jogo e apresente as cartas amarelas e carta surpresa para a turma (você já deve ter impresso e recortado elas anteriormente). Explique que, nas cartas amarelas as setas servem para indicar maior ou menor massa. (Seta vermelha para baixo: maior massa ou mais pesado. Seta verde para cima: menor massa ou mais leve). Sorteie a equipe que irá começar. Jogar conforme orientações das Regras do Jogo. Durante o jogo, é importante que quando um jogador passar a vez para o outro time, sempre venha uma outra criança que não jogou ainda para oportunizar a maior parte dos alunos de participarem.
Obs: Caso o jogo termine e alguns alunos não tenham tido a oportunidade de participar estando a frente você poderá abrir espaço para o jogo novamente em outro momento ou numa próxima aula, a fim de que todos participem.
Propósito: Levar as crianças a reflexão sobre a massa de alguns objetos por meio do jogo.
Discuta com a turma: Você conduzirá a discussão sempre com a equipe que estiver na vez. Caso em sua turma ainda não tenham alunos leitores, você também será a ledora dos comandos das casas do jogo para as crianças.
Exemplo de como conduzir o jogo:
- Girafa ou gafanhoto. Escolha um dos dois. Agora escolha uma carta amarela que representa este animal, pode pedir auxílio para sua equipe.
- Carta surpresa. Você deverá escolher uma destas cartas e responder se a cena é verdade ou falso. Poderá levar a carta até a sua equipe para pensarem juntos.
- Materiais Complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: A discussão vai girar em torno das cartas surpresa que não foram utilizadas durante o jogo. Peça que cada equipe escolha dois integrantes para participar da discussão na frente da sala (os demais poderão participar estando nos seus lugares também). Cada participante pegará uma carta surpresa (das que não foram utilizadas durante o jogo). Na sua vez cada um terá um tempo para observar a carta, apresentar a resposta e justificá-la. A carta poderá ser apresentada a toda a turma e, em caso de necessidade, esta poderá ajudar o colega a chegar na solução da carta, mas é importante que após acharem a resposta esta possa ser justificada diante da turma usando os termos corretos como: A carta é verdadeira, pois o Jacaré é mais pesado do que o sapo ou a carta é falsa, pois o morcego não pesa mais do que a ovelha. Se a criança que estiver a frente não souber justificar a resposta peça que alguém da classe o faça. Finalize confirmando suas justificativas. Se a discussão for rápida e você ainda tiver um tempo, é possível discutir sobre as casas do tabuleiro onde nenhuma equipe parou e portanto, não foram discutidas.
Discuta com a turma:
- A carta do nosso colega é esta. Esta imagem é verdadeira ou falsa?
- Por que a imagem é verdadeira?
- Por que a imagem é falsa?
Propósito:Explorar o máximo de comparações de massas possíveis para o jogo, tornando assim o assunto bastante familiar para as crianças.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula. Sistematize a fala das crianças e finalize dizendo que a massa de um objeto corresponde ao seu peso. Quanto maior a massa mais ele pesa.
Propósito: Propiciar às crianças que tomem consciência do que aprenderam nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.
Propósito:Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais Complementares: