Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Coloque os alunos em círculo, faça uma roda de conversa sobre os tipos de relógios que eles conhecem e para que servem. Apresente no slide o relógio que Bruno ganhou. Pergunte se eles conhecem o relógio digital, se algum aluno utiliza e sabe ver as horas nele. Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare ao relógio analógico que tem ponteiros, o digital são marcados por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma.
Propósito: Conhecer o relógio digital.
Discuta com a turma:
Para que serve um relógio?
Na sua casa tem relógio digital?
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: SolicitE que os alunos tentem verificar a hora marcada no relógio digital. Deixe que discutam e exponham suas ideias. Explique que os horários que os alunos terão que marcar nos relógios analógicos depois do meio dia (12 horas) são representados por 13, 14, 15, 16, e assim por diante até completar as 24 horas, ou meia noite (24 horas ou 0 horas). Que os primeiros dois números representam as horas e os dois números finais os minutos. E ainda que separamos as horas dos minutos por dois pontos ( : ).
Propósito: Compreender os primeiros conceitos sobre o relógio digital.
Discuta com a turma:
Você consegue ler as horas em relógios digitais?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 a 5)
Orientações: Após a conversa inicial, apresente a atividade aos alunos. Agora, podem sentar em duplas para refletirem juntos sobre as questões. A atividade consiste em analisar os relógios digitais e perceber se a correspondência está correta. Circule pela sala para verificar o entendimento dos alunos e tirar as possíveis dúvidas. Reserve um tempo para os alunos exporem suas ideias. Verifique cada letra, se está correta ou não, e diante das erradas, peça que os alunos apontem os erros. Você pode imprimir essa atividade e também a resolução.
Propósito: Refletir sobre as marcações em relógios digitais.
Discuta com a turma:
Quais as conclusões que a dupla chegou?
Quais letras estão corretas?
As que estão incorretas, quais são os erros?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientações: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre as noções que eles têm a respeito da duração do tempo, como por exemplo quanto tempo eles demoram ao sair de casa até a escola. Peça que marquem no relógio para conversas posteriores e comparações. Após essa conversa inicial, solicite aos alunos que individualmente iniciem a leitura da atividade e façam as primeiras análises. Peça que atentem-se às dicas. Chame a atenção sobre a hora que Daniel saiu de casa (14:00 horas), a quantidade de paradas em estações, e para os minutos gastos para chegar em cada estação. Será importante para realizar a atividade. Solicite que os alunos façam comparações, como o que conseguimos fazer em 10 minutos, quantos minutos os alunos gastam no trajeto da sua casa até a escola, etc. Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Faça as intervenções necessárias com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. Você pode imprimir a atividade e também a resolução. O Guia de Intervenção também pode te ajudar a perceber as principais dificuldades dos alunos em relação à aula.
Propósito: Analisar as primeiras considerações sobre a atividade e o tempo para chegar em cada estação.
Discuta com a turma:
Quanto tempo Daniel levou ao sair de casa até a estação? Você leva esse mesmo tempo da sua casa até a escola?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientações: Nesse momento, o professor pode solicitar aos alunos que formem duplas. Deixe que se organizem, que verifiquem se sobrou alguém, se os grupos ficaram completos, se algum grupo ficará com mais de 2, etc. Após a formação dos grupos, deixe que analisem as questões. Deixe que discutam, perceba como estão verificando as horas e se estão com dificuldades para marcar as horas nos relógios. Circule pela sala e observe se está havendo troca, se as duplas estão discutindo. Veja também se definiram quem irá fazer as marcações no relógio, se irão dividir ou fazer juntos. Ao final, reserve um tempo para o debate, convide-os a expor sobre as soluções que encontraram. Desenhe os relógios na lousa e solicite que algumas duplas marquem nos relógios digitais os horários de cada estação. Questione-os se alguma dupla encontrou horários diferentes.
Para saber mais, você pode ver neste site sobre a tecnologia dos relógios e sobre os tipos de relógios aqui.
Propósito: Realizar marcações em relógios digitais percebendo o intervalo de tempo.
Discuta com a turma:
Como você fez para saber quantas horas Guilherme chegou ao seu destino?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Neles, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes ao tempo em que Guilherme demorou para chegar ao seu destino final, passando pelas estações, e a marcação nos relógios digitais. Apresente aos alunos a resposta de Cauê para a realização da atividade. Solicite aos alunos que expliquem os caminhos que cada um utilizou para chegar às suas respostas. Questione-os sobre a forma como cada um encontrou sua solução, se os tempos foram calculados corretamente, e faça comparações com as respostas dos próprios alunos.
Propósito: Refletir sobre as soluções.
Discuta com a turma:
Você concorda com a forma que Cauê resolveu?
Alguém encontrou resposta igual à de Cauê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Nesse slide, estão as marcações que Cauê fez nos relógios digitais de acordo com cada estação. Lembrar os conceitos com os alunos sobre o relógio digital, promova algumas reflexões, como saber que horas são 14 horas, quantos minutos tem uma hora, etc, só então questione-os sobre os caminhos que Cauê encontrou para realizar as marcações nos relógios.
Propósito: Comparar respostas dos alunos com a de Cauê, refletindo sobre as soluções.
Discuta com a turma:
Vocês lembram como marcamos as horas em relógios digitais?
Qual a diferença entre o relógio digital e analógico?
As marcações nos relógios digitais estão corretas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito das horas, minutos e marcações nos relógios digitais. Lembre do Aquecimento, das atividades sobre o tempo e discussões das soluções.
Propósito: Retomar os conceitos estudados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para interpretar as informações, os conceitos sobre o relógio digital.
Propósito: Encerrar a aula retomando os caminhos percorridos para a realização das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue para os alunos a atividade, deixe que leiam individualmente, façam a análise do enunciado da questão e realizem a atividade. Solicite que atentem-se ao enunciado e aos minutos para a organização da viagem de Cauê. Esse é o momento de perceber se todos os alunos avançaram na aprendizagem, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, registre as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos e a resolução da atividade.
Propósito: avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre o tempo e a marcação de horas no relógio digital.
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X