10500
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Decomposição numérica

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre decompor números naturais por meio de diversas estratégias.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Decomposição

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas A4.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Professor(a) deve questionar os(as) alunos(as) sobre o texto do objetivo da aula, sobre o conceito de decomposição, agrupamentos, fazendo perguntas como “Quem entendeu o que o objetivo dessa aula significa? O que é decompor um número? “

Ouvir as hipóteses das crianças e levá-los a compreender que nesta aula faremos decomposição dos números, que é o mesmo que “desmontar” um número em grupos menores.

Mostrar no quadro alguns exemplos de decomposição, como 250 = 200 + 50 ou 230 + 20 ou 100 + 100 + 50 ou 2 centenas e 5 dezenas.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única forma de decompor um número?

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Levar a turma a relembrar as relações entre Unidade, Dezena e Centena.Caso a criança julgue necessário, pode fazer registros no caderno para responder com segurança.

Propósito: Perceber o uso das fichas como ferramenta de aprendizagem.

ATIVIDADE PRINCIPAL (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que pensem na decomposição apresentada, no slide temos uma centena decomposta em 10 grupos de 10 bolinhas. Os 10 grupos (dezenas) formam a centena.

Perguntar: “Será que existe outra forma de decompor uma centena?

Deixar que falem e o(a) professor(a) registra no quadro para que relembrem as possibilidades de decompor uma centena.

Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “5 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”

Pedir que pensem na segunda decomposição apresentada.

No slide temos uma centena decomposta em 2 grupos de 50 bolinhas (agrupadas em 5 grupos de 10).

Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?

Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.

ATIVIDADE PRINCIPAL (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “2 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”

Pedir que pensem na terceira decomposição apresentada.

No slide temos uma centena decomposta em 5 grupos de 20 bolinhas.

Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?

Conversar sobre outras decomposições, perguntando “Para decompor o número 300, quais agrupamentos podemos usar?”

Pedir que pensem, se necessário podem registrar no caderno.

Professor(a) registra as decomposições que os alunos disserem, algumas serão iguais ou parecidas. Refletir sobre as possibilidades disponíveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas formas existem para decompor um número?

Propósito: Sistematizar a decomposição de uma centena e realizar a decomposição de números de 3 ordens.

Atividade principal (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.

Refletir sobre esta primeira parte da tarefa.

Propósito: Compreender a decomposição de valores com diversas estratégias.

Atividade principal (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.

Perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar a respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a estratégia mais rápida. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar as variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas. Nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Os alunos terão que decompor o número total de brinquedos em 3 agrupamentos, que podem ser feitos de diversas formas. Podem começar por uma subtração, para saber quantos brinquedos sobraram na caixa e decompor o restante (180 - 60 = 120 que deverá ser repartido em dois grupos: 60 + 60, 60 + 70 …). Podem também usar a adição de duas a duas parcelas, iguais (60 + 60 = 120 + 60 = 180, 70 + 70 = 140 + 40 = 180…).

Para usar adição podem fazer por tentativas, somando valores e observando se chegou ao total.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

.

Atividade principal (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o conteúdo dessa parte da situação-problema, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro da decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Atividade principal (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar suas respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Atividade principal (slides e a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar a respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação:

Pedir aos alunos que demonstrem suas estratégias de cálculo, convidá-los a vir fazer no quadro: uma criança faz e a turma valida sua estratégia e a resposta.

Convidar outras crianças que queiram demonstrar como fizeram, mesmo que os resultados sejam diferentes, pois assim, a turma pode refletir onde está o problema: se é uma dificuldade sobre decomposição (aí a própria turma pode ajudá-lo a compreender ao discutir a resposta - lembrando que discutir a solução não é o mesmo que apontar o erro apenas, devem conversar sobre o que levou esse aluno a ele) ou se foi um erro por distração, falta de atenção para algum detalhe importante.

Solicitar que depois de exploradas todas as estratégias utilizadas pela turma, pedir que registrem no caderno uma das resoluções que seja diferente da sua e que tenham achado interessante, anotando o nome do autor.

Discuta com a turma:

  • Existe uma forma de decompor que seja a mais correta ou melhor que as outras?
  • Para que é importante saber decompor um número?

Propósito: Refletir sobre as formas de realizar a decomposição numérica.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Ler com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.

Verificar se entenderam a função do desenho no texto. A imagem representa a decomposição em duas partes, que somadas formam a figura da placa de trânsito.

Perguntar se alguém quer complementar o texto, neste caso, o(a) professor(a) deve registrar no quadro o complemento, depois pedir que registrem o texto completo no caderno.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Previsto: 2 Minutos

Orientação:

Pedir que os alunos leiam a texto do slide e perguntar se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.

Discuta com a turma:

  • O que mais foi possível aprender com esta aula?

Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com o colega da dupla as soluções obtidas.

No momento da correção coletiva, o(a) professor(a) deve pedir para a turma que socialize suas descobertas, que alguns alunos falem uma das operações que registrou no primeiro exercício e anotar no quadro. Registrar por volta de 10 possibilidades e pedir que escolham algumas para anotar na folha, logo abaixo das que fez, são outras opções de formação do número 297.

Para o segundo exercício pedir que façam cálculos auxiliares no caderno para encontrar o valor no topo da tabela, caso julguem necessário. Porém é importante dizer que tentem fazer o cálculo mentalmente antes de partir para as operações no papel.

Pedir que evitem o uso de algoritmo usual, estimulando que utilizem outras estratégias de cálculo. Mostrá-las no quadro. Veja alguns exemplos de estratégias alternativas:

  • Composição do valor pela adição de várias parcelas, até completar os valor desejado: 210 + 40 = 250 + 50 = 300, assim o valor em busca é 90 (40 + 50 ). Para formar 200, usar 90 + 10 = 100 + 100= 200, resposta 110 (10 +100).

Deixar que escolham a estratégia que preferir, mas é importante incentivar o uso de diferentes possibilidades.

Como retomada, numa aula posterior, discutir:

  • Quais dificuldades encontrou no momento de compor os valores?
  • É possível usar adição ou subtração para encontrar os valores das atividades realizadas nesta aula, qual o caminho mais curto e fácil? Por quê?

Para fazer o download desta atividade e imprimir para os alunos clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas clique aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para acessar e imprimir atividades complementares clique aqui.

Para acessar e imprimir atividades complementares com as respostas clique aqui.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e tomem ciência da diversidade de possibilidades de compor um mesmo valor.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Professor(a) deve questionar os(as) alunos(as) sobre o texto do objetivo da aula, sobre o conceito de decomposição, agrupamentos, fazendo perguntas como “Quem entendeu o que o objetivo dessa aula significa? O que é decompor um número? “

Ouvir as hipóteses das crianças e levá-los a compreender que nesta aula faremos decomposição dos números, que é o mesmo que “desmontar” um número em grupos menores.

Mostrar no quadro alguns exemplos de decomposição, como 250 = 200 + 50 ou 230 + 20 ou 100 + 100 + 50 ou 2 centenas e 5 dezenas.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única forma de decompor um número?

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Decompor números naturais por meio de diversas estratégias.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Decomposição

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas A4.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Levar a turma a relembrar as relações entre Unidade, Dezena e Centena.Caso a criança julgue necessário, pode fazer registros no caderno para responder com segurança.

Propósito: Perceber o uso das fichas como ferramenta de aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que pensem na decomposição apresentada, no slide temos uma centena decomposta em 10 grupos de 10 bolinhas. Os 10 grupos (dezenas) formam a centena.

Perguntar: “Será que existe outra forma de decompor uma centena?

Deixar que falem e o(a) professor(a) registra no quadro para que relembrem as possibilidades de decompor uma centena.

Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “5 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”

Pedir que pensem na segunda decomposição apresentada.

No slide temos uma centena decomposta em 2 grupos de 50 bolinhas (agrupadas em 5 grupos de 10).

Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?

Propósito: Compreender e relembrar a decomposição de uma centena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Pedir que um aluno leia o que a imagem apresenta, perguntar “2 grupos de 10 bolinhas formam quantas unidades?”

Pedir que pensem na terceira decomposição apresentada.

No slide temos uma centena decomposta em 5 grupos de 20 bolinhas.

Perguntar: “Será que existe mais outra forma de decompor uma centena?

Conversar sobre outras decomposições, perguntando “Para decompor o número 300, quais agrupamentos podemos usar?”

Pedir que pensem, se necessário podem registrar no caderno.

Professor(a) registra as decomposições que os alunos disserem, algumas serão iguais ou parecidas. Refletir sobre as possibilidades disponíveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas formas existem para decompor um número?

Propósito: Sistematizar a decomposição de uma centena e realizar a decomposição de números de 3 ordens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.

Refletir sobre esta primeira parte da tarefa.

Propósito: Compreender a decomposição de valores com diversas estratégias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho.

Perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar a respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a estratégia mais rápida. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar as variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas. Nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Os alunos terão que decompor o número total de brinquedos em 3 agrupamentos, que podem ser feitos de diversas formas. Podem começar por uma subtração, para saber quantos brinquedos sobraram na caixa e decompor o restante (180 - 60 = 120 que deverá ser repartido em dois grupos: 60 + 60, 60 + 70 …). Podem também usar a adição de duas a duas parcelas, iguais (60 + 60 = 120 + 60 = 180, 70 + 70 = 140 + 40 = 180…).

Para usar adição podem fazer por tentativas, somando valores e observando se chegou ao total.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o conteúdo dessa parte da situação-problema, caso haja dúvidas, reler o texto explicando por etapas.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro da decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar suas respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação:

Alunos devem estar organizados em duplas.

Pedir que os alunos leiam a situação, cada um lê um trecho e perguntar se entenderam o que a situação-problema está pedindo.

Devem fazer individualmente, no primeiro momento, depois compartilhar e comparar a solução com o colega da dupla.

Pedir que façam os registros para justificar a respostas.

Circular entre as mesas e observar se há necessidade de fazer algum tipo de intervenção, com perguntas organizadoras do pensamento, sem apontar qual é a melhor estratégia. Pedir que releia e localize o que o problema pede, circulando as informações relevantes “O que é importante destacar no texto? Quais as informações que precisamos para chegar à resposta?”

É importante valorizar variadas formas de fazer os registros, pode ser desenhos, esquemas, nem sempre é necessário fazer uma operação com algoritmo usual (a conta armada) para que se tenha o registro.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para imprimir esta atividade clique aqui.

Para imprimir esta atividade com as respostas clique aqui.

Propósito: Decompor de números de 3 ordens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação:

Pedir aos alunos que demonstrem suas estratégias de cálculo, convidá-los a vir fazer no quadro: uma criança faz e a turma valida sua estratégia e a resposta.

Convidar outras crianças que queiram demonstrar como fizeram, mesmo que os resultados sejam diferentes, pois assim, a turma pode refletir onde está o problema: se é uma dificuldade sobre decomposição (aí a própria turma pode ajudá-lo a compreender ao discutir a resposta - lembrando que discutir a solução não é o mesmo que apontar o erro apenas, devem conversar sobre o que levou esse aluno a ele) ou se foi um erro por distração, falta de atenção para algum detalhe importante.

Solicitar que depois de exploradas todas as estratégias utilizadas pela turma, pedir que registrem no caderno uma das resoluções que seja diferente da sua e que tenham achado interessante, anotando o nome do autor.

Discuta com a turma:

  • Existe uma forma de decompor que seja a mais correta ou melhor que as outras?
  • Para que é importante saber decompor um número?

Propósito: Refletir sobre as formas de realizar a decomposição numérica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Ler com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.

Verificar se entenderam a função do desenho no texto. A imagem representa a decomposição em duas partes, que somadas formam a figura da placa de trânsito.

Perguntar se alguém quer complementar o texto, neste caso, o(a) professor(a) deve registrar no quadro o complemento, depois pedir que registrem o texto completo no caderno.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

Tempo Previsto: 2 Minutos

Orientação:

Pedir que os alunos leiam a texto do slide e perguntar se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.

Discuta com a turma:

  • O que mais foi possível aprender com esta aula?

Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com o colega da dupla as soluções obtidas.

No momento da correção coletiva, o(a) professor(a) deve pedir para a turma que socialize suas descobertas, que alguns alunos falem uma das operações que registrou no primeiro exercício e anotar no quadro. Registrar por volta de 10 possibilidades e pedir que escolham algumas para anotar na folha, logo abaixo das que fez, são outras opções de formação do número 297.

Para o segundo exercício pedir que façam cálculos auxiliares no caderno para encontrar o valor no topo da tabela, caso julguem necessário. Porém é importante dizer que tentem fazer o cálculo mentalmente antes de partir para as operações no papel.

Pedir que evitem o uso de algoritmo usual, estimulando que utilizem outras estratégias de cálculo. Mostrá-las no quadro. Veja alguns exemplos de estratégias alternativas:

  • Composição do valor pela adição de várias parcelas, até completar os valor desejado: 210 + 40 = 250 + 50 = 300, assim o valor em busca é 90 (40 + 50 ). Para formar 200, usar 90 + 10 = 100 + 100= 200, resposta 110 (10 +100).

Deixar que escolham a estratégia que preferir, mas é importante incentivar o uso de diferentes possibilidades.

Como retomada, numa aula posterior, discutir:

  • Quais dificuldades encontrou no momento de compor os valores?
  • É possível usar adição ou subtração para encontrar os valores das atividades realizadas nesta aula, qual o caminho mais curto e fácil? Por quê?

Para fazer o download desta atividade e imprimir para os alunos clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas clique aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dificuldades e outras formas e possibilidades de registro decomposição dos valores.

Para acessar e imprimir atividades complementares clique aqui.

Para acessar e imprimir atividades complementares com as respostas clique aqui.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e tomem ciência da diversidade de possibilidades de compor um mesmo valor.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano