Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo mental, as adições e a calculadora
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias para resolução mental de adições e de subtrações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Desenvolver fluência no cálculo mental e validar o resultado das adições através da calculadora.
Conceito-chave:
Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas), calculadora.
Recursos necessários:
- Calculadora;
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slides 3 a 6).
Orientações: Projete ou leia o conteúdo dos slides de nº 3 a 6 para a turma.Leia as explicações e o comando.
Entregue 1 calculadora para cada aluno ou organize os alunos em duplas e distribua 1 calculadora para cada dupla. É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano.
Propósito: Explicar e conhecer a utilização da calculadora.
Materiais complementares:
Calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 15 minutos ( slides 7 a 10 ).
Materiais:
- 1 calculadora por dupla
- 1 kit de fichas da adição já recortada e cartela de marcação de pontos e resultados.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo “ Efetue mentalmente e verifique com a calculadora”.
- Divida os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribua uma (1) calculadora para cada dupla;
- Entregue a regra impressa para os alunos;
- Leia e explique as regras;
- Entregue a tabela para marcação de pontos e o kit de adições para as jogadas.
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, , circule pela sala e passe em todos as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental , validando o resultado da adição através da calculadora.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13 ).
Orientações: Os slides a seguir apresentam possíveis soluções, porém você deve discutir com os alunos as jogadas deles. Peça que expliquem o raciocínio utilizado para solucionar as jogadas. Compare as estratégias diferentes. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Propósitos: Incentivar os alunos a tentar explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas na caixa questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado da adição?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia e explique para o aluno o conteúdo do slide acima
Propósito: Apresentar o conceito da utilização da calculadora envolvendo cálculos matemáticos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler o que está escrito no slide e explicar aos alunos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.
Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 16 e 17)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno.
Ande pela a sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora.
Propósito: Observar regularidades em uma adição, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente e em seguida validar os resultados utilizando a calculadora.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_06NUM01
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos): calculadora.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para que os alunos possam resolver a atividade principal sozinhos em suas casas, foi adaptada a tabela de registro e as consignas com as ações que os alunos devem fazer. Eles precisam ter uma calculadora, que pode ser a do celular ou computador; a atividade adaptada impressa, compartilhada ou enviada pela internet. Use o conteúdo dos slides 4 e 5 para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso da calculadora, para explorar as teclas e para que possam conhecer a sua funcionalidade. Caso não tenha acesso a internet, você pode enviar uma foto pelo WhatsApp e pedir a eles que reproduzam as ações usando uma calculadora. Use o meio de comunicação que for possível. Você pode fotografar as fichas das adições e o quadro para registro e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem do slide 8 com as fichas e do quadro para registro; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as orientações. Explique aos alunos o propósito da aula que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais para depois validarem o resultado com a calculadora.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
Que estratégia você usou para calcular mentalmente?
Você acha válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
Você acha que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática? Dê exemplos de quando podemos usar a calculadora no dia a dia.
Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com seus quadros. Você pode reunir as diferentes estratégias de cálculo mental apresentadas por eles, e enviar no WhatsApp, ou ainda produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Sistematização e Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma as estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas para calcular mentalmente. Ressalte que a calculadora é um instrumento que pode ser utilizado para conferir os resultados. Você também pode usar os textos dos slides 13 e 14 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, dizendo o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de verificar a aprendizagem sobre estratégias para realizar cálculos mentalmente, e utilizar uma calculadora para validar os resultados. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 16 e peça que os alunos resolvam. Oriente que primeiro façam os cálculos mentalmente usando a estratégia que acharem mais fácil, e só depois confiram na calculadora.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Esclareça que a habilidade esperada é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. Diga que a calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Desenvolver fluência no cálculo mental e validar o resultado das adições através da calculadora.
Conceito-chave:
Cálculo mental, estratégias de resolução e adição.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas), calculadora.
Recursos necessários:
- Calculadora;
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de projeção (opcional);
- Quadro negro;
- Atividades impressas.
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